Educação infantil, currículo e cidade
crianças em espaços culturais de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p355-376Parole chiave:
Infâncias, Cidade, Educação Infantil, CurrículoAbstract
Este artigo analisa experiências de crianças e adultos, de uma instituição pública de Educação Infantil, em visitas a espaços culturais da cidade de Belo Horizonte, buscando compreender como as crianças significam a experiência urbana em deslocamentos para a visita a um museu e a um mercado público. Debate-se o direito das crianças à cidade, nas suas dimensões de mobilidade e apropriação, ao mesmo tempo em que se analisam os processos educativos vivenciados em espaços e equipamentos públicos e suas possíveis relações com o currículo. Sustentado pelos estudos da infância e pela produção teórica sobre currículo na Educação Infantil, o trabalho vai ao encontro dos debates acerca da compreensão da cidade e dos equipamentos públicos como lócus de educação da criança pequena.
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