Formação de professores de química com foco na equidade educacional
conceitos, cenários e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p22-48Parole chiave:
Justiça Social, Multiculturalismo, CienciometriaAbstract
A partir de um estudo cienciométrico, este artigo objetiva descrever os cenários das publicações sobre formação de professores (FP) com foco na equidade educacional (EE); analisar suas perspectivas teóricas e relações com a FP, no geral, e de química, em específico; e apontar as tendências, as propensões teórico-metodológicas, lacunas e desafios futuros sobre o tema. Apesar da escassez de trabalhos que envolvem EE na FP de química, identificou-se relações entre equidade, multiculturalismo e diversidade. A literatura revisada aponta duas dimensões como importantes princípios norteadores da EE: competência cultural e consciência sociopolítica; e práticas consistentes de ensino e aprendizagem. Essas duas dimensões são discutidas detalhadamente neste artigo.
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