Química e arte no processo de curadoria educacional

Autori

  • Tatiana Zarichta Nichele Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcelo Leandro Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p216-243

Parole chiave:

Curadoria educacional, Ensino de química, Greimas, Pinterest

Abstract

Este artigo propõe um convite ao olhar e ao diálogo interdisciplinar entre química, estética e artes plásticas destinados a docentes de Química. Nesse sentido, discute-se a noção de curadoria em suas manifestações no ambiente digital e em relação ao conteúdo educacional. Apresentam-se os resultados de uma intervenção pedagógica, proposta aos licenciados em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tinha o objetivo de realizar um exercício de curadoria com imagens, que reportassem à química, distribuídas na rede social Pinterest. As expografias produzidas pelos estudantes foram analisadas a partir de elementos da semiótica discursiva de Greimas, com ênfase nos quatro elementos constitutivos da natureza: água, ar, fogo e terra. Os resultados mostram que a curadoria realizada no Pinterest pode ser abordada como uma estratégia pedagógica, como uma atividade conducente para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes.

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Biografie autore

Tatiana Zarichta Nichele Eichler , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharela (2003) e licenciada (2016) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Química pela UFRGS em 2007 e doutora em Química pela UFRGS em 2012. Atualmente cursa seu segundo doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professora temporária no Departamento de Química Orgânica/UFRGS no período de março de 2012 a outubro de 2013 em regime de 40h. Possui experiência em reações de acoplamento carbono-carbono para síntese de fármacos, reações de polimerização/copolimerização de etileno e estireno, síntese de compostos organometálicos. Possui conhecimento de técnicas de Ressonância Magnética Nuclear, CG, CG-MS, FTIR e CLAE. No Ensino de Química trabalhou com a produção de material didático e com as tecnologias da informação e comunicação. Atualmente trabalha em projeto interdisciplinar envolvendo a poética da imaginação no Ensino de Química a partir de um diálogo entre o surrealismo de Salvador Dalí e a filosofia da química e do imaginário de Gaston Bachelard.

 

http://lattes.cnpq.br/5676409264786248

Marcelo Leandro Eichler , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e, desde janeiro de 2019, é coordenador dos cursos de química da UFRGS. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

 

http://lattes.cnpq.br/2483458145895884

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Pubblicato

2021-11-30

Come citare

EICHLER , Tatiana Zarichta Nichele; EICHLER , Marcelo Leandro. Química e arte no processo de curadoria educacional. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 216–243, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p216-243. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13054. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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