Indicadores de matrículas de alunos com deficiência intelectual no Brasil

Autori

  • Andressa Santos Rebelo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aline Maira da Silva Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p482-499

Parole chiave:

Educação Especial, Deficiência Intelectual, Indicadores Educacionais

Abstract

Ainda hoje a categoria de deficiência mais registrada no Censo Escolar da Educação Básica é a intelectual/mental. Este artigo tem como objetivo apresentar considerações sobre o conceito e os indicadores de matrículas de alunos com deficiência mental/intelectual no Brasil, a partir da Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais em 1960. Foram analisados documentos normativos e orientadores sobre o atendimento aos alunos público da Educação Especial; e levantamentos estatísticos em Educação, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Constata-se a influência dos conceitos de deficiência mental/intelectual, apresentados pela American Association Intellectual and Developmental Disabilities e organismos multilaterais, sobre os documentos educacionais brasileiros. Em relação aos dados estatísticos, ocorreram alterações na descrição da variável para a categorização desse público no Censo Escolar, o que tende a impactar a organização dos atendimentos a essa população.

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Pubblicato

2022-08-31

Come citare

SANTOS REBELO, Andressa; DA SILVA, Aline Maira. Indicadores de matrículas de alunos com deficiência intelectual no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 482–499, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p482-499. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13363. Acesso em: 21 nov. 2024.

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