O DOCENTE COMO PROFISSIONAL REFLEXIVO: O PAPEL DA BIOGRAFIA FORMATIVA E PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n12p01Parole chiave:
Docente, biografia profissional, reflexividadeAbstract
Docentes que ensinam na escola contemporânea são chamados a responder a novas necessidades dos jovens estudantes e a emergências sociais cada vez mais complexas. Muito é exigido da figura profissional docente: solicita-se que acompanhem os estudantes na aprendizagem de conhecimentos disciplinares e na formação de futuros cidadãos. Os docentes necessitam sempre de mais formação universitária e de atualização adequada, precisam ser capazes de organizar uma didática atenta às necessidades de toda turma, sem excluir ninguém. Neste texto questionamos qual é o papel do docente e quais saberes, valores e teorias fundamentam e são requeridos à difícil tarefa de ensinar e educar na escola de hoje. Em um período histórico de grande atenção à Pedagogia da Autobiografia, parece interessante a reflexão sobre a história de vida docente (formativa e profissional) como forma de melhor compreender-se, para favorecer um maior conhecimento sobre seu próprio estilo educativo e de um agir profissional, nem sempre atento, no trabalho cotidiano em sala de aula. O método autobiográfico é um suporte para a reflexão sobre a própria ação docente, e também um auxílio para um possível percurso formativo de leitura de si pelos estudantes que se preparam para se tornarem futuramente professores/as.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).