Educação Indígena

o que se tem pesquisado?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15850

Parole chiave:

Educação Indígena, Estado do conhecimento, Teses de doutorado

Abstract

Os processos de Educação Indígena estão em ascensão desde a promulgação da Constituição de 1988. Mas, o que a ciência vem debatendo sobre tal questão? O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica acerca da Educação Indígena, discorrendo sobre as temáticas dentro desse contexto. Assim, partiu-se de um estado do conhecimento, tendo como lócus a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi realizado um levantamento de dados das teses de doutorado, com recorte temporal de 2018 a 2022. Conclui-se que a maioria das pesquisas ressaltava a garantia dos processos educacionais diferenciados das comunidades indígenas como sendo primordiais para o respeito e a valorização de suas culturas.

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Biografie autore

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Doutoranda em Educação-Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Educação Física-Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-PEMO/UECE.

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Doutora em Educação Brasileira. Professora dos cursos à distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Christus - Unichristus. Professora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais – MESTed.

 

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Mestra e doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí.  Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-PEMO/UECE.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Doutora em Educação Brasileira  pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq.

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Pubblicato

2024-01-30

Come citare

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; COSTA, Maria Aparecida Alves da; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Educação Indígena: o que se tem pesquisado?. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15850, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15850. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15850. Acesso em: 22 dic. 2024.

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