Estratégias de cocriação para um planejamento pertinente na Educação Básica

Autori

  • Marlene Zwierewicz Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) http://orcid.org/0000-0002-5840-1136
  • Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Lilian Patricia Vetterlein Weiss Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Verónica Violant Holz Universidade de Barcelona (UB)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954

Parole chiave:

Educação Básica, Planejamento pertinente, Mestrado Profissional, Transdisciplinaridade, Ecoformação

Abstract

Este estudo tem como objetivo mapear estratégias de cocriação de planejamentos pertinentes na Educação Básica identificadas em pesquisas vinculadas a um mestrado profissional. Para a análise de 18 dissertações, cuja condição convergente é o uso da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE), optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela abordagem qualitativa. Nos resultados, identificaram-se como exemplos de estratégias: a vinculação do planejamento às realidades local e global; a participação da comunidade externa na elaboração e no desenvolvimento do planejamento; e a formação docente como um movimento de reflexão e de cocriação de um planejamento polinizador.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén - UJA - Espanha (2012), Mestra em Educação pela Universidade do Contestado - UnC (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1990). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica - PPGEB/UNIARP (Mestrado e Doutorado). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/482957) - Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. É membro colaboradora do Grupo de Investigación y Desarrollo Educativo de la Orientación - IDEO da Universidad de Jaén - UJA, Espanha (http://www.ujaen.es/investiga/ideo/). Participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica - PPGEB a UNIARP. Coordenadora - com Saturnino de la Torre - da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (https://www.escuelascreativas.es/). Responsável com Saturnino de la Torre (Universidade de Barcelona - UB) pela criação da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores - PCE. Em 2019, recebeu na Espanha o prêmio 'Docente Ecoformadora Creativa' pelo compromisso com uma educação transformadora. Atuou como Reitora Interina (07-12/2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação (2010-2012) e (2015-2016) no UNIBAVE. Suas pesquisas, produções técnica e tecnológica estão focadas na formação docente, planejamento educacional e metodologias transdisciplinares e ecoformadoras.

Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima

Titulação: Mestrado Profissional em Educação Básica em andamento.

Especialização em Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

E-mail: andressa.santos@cacador.edu.sc.gov.br

ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-3443-9989

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3976991926738267

Filiação institucional: Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina

Lilian Patricia Vetterlein Weiss, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Lilian Patricia Vetterlein Weiss

Titulação: Mestrado Profissional em Educação Básica em andamento.
Especialização em Gerenciamento do Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação

E-mail: lilianpvweiss@yahoo.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6590-3548

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9488886806300202

Filiação institucional: Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, Paraná

Verónica Violant Holz , Universidade de Barcelona (UB)

Doutorado em Psicologia pela Universitat Ramon Llull (2001). Professora titular da Universitat de Barcelona 0 UB, Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na interdependência entre educação e saúde.  

E-mail: vviolant@ub.edu

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2464-6845

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9184353476452366

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Aline Lima da Rocha. Influência do programa de formação-ação em escolas criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2018.

ALMEIDA, Leandro José Carneiro de. Projeto criativo ecoformador como proposta pedagógica transdisciplinar para o 7º ano do ensino fundamental. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.

ARNT, Rosa Maria. Transdisciplinaridade e educação comunitária: rendas de bilros, rendeiras e bem viver. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 303-324, jan.-jun. 2020.

BOSSLE, Fabiano. Planejamento de ensino na educação física: uma contribuição ao coletivo docente. Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 31-39, jan.-abr. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jun. 2022.

BRISOLLA, Lívia Santos; ASSIS, Renata Machado de. O planejamento de ensino para além dos elementos estruturantes de um plano de aula. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 13, n. esp., p. 956-966, dez. 2020.

FARIA, André Longo; PESSANHA, Márlon. Cultura Didática: olhar teórico para compreender a (não) inovação no ensino. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e117420, p. 1-23, 2022.

FELIPUS, Eliane Scheffmacher. Implicações dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no desenvolvimento integral de crianças da Educação Infantil. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GUEDES, Jussara de Souza. Transdisciplinaridade e ecoformação no voo das abelhas: Projeto Criativo Ecoformador para os anos finais do Ensino Fundamental. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

HOFFMANN, Erenita. A pertinência do ensino no uso da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no Ensino Fundamental. 201984 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.

HORN, Marli. Programa de formação-ação em escolas criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na educação básica de União da Vitória/PR. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

KLOSOUSKI, Simone Scorsim; REALI, Klevi Mary. Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem. UNICENTRO - Revista Eletrônica, Guarapuava, n. 5, p. 1-8, 2008.

KOSTESKI, Aline Nataly Wolf. Cocriação de um Projeto Criativo Ecoformador: das demandas locais à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

LIMA JUNIOR, Eduardo Brandão et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, UNIFUCAMP, v. 20, n. 44, p.36-51, 2021.

LIMA, Francisco; SILVA, Jovina. Planejamento de ensino e aprendizagem na Educação Superior: um ato dialógico de articulação entre a teoria e a prática docente. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 25, p. 36-55, set.-dez. 2019.

LIZ, Cristina Pereira Vieira de. Currículo transdisciplinar a práticas pedagógicas ecoformadoras em escola do campo em tempo integral. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

LOPES, Roniery Capel. As permanências históricas: o ensino tecnicista e a política neoliberal. Revista me Conta essa História, [S. l.], a. I, n.12, s. p., dez. 2020.

MALLART, Joan. Ecoformação para a escola do século XXI. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Escolas criativas: reflexões, estratégias e ações com Projetos Criativos Ecoformadores. Caçador: Ediuniarp, 2022. p. 86-107.

MIRA, Marilia Marques; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tecnicismo, neotecnicismo e as práticas pedagógicas no cotidiano escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-cheia: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 24. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

MORIN, Edgar. Cambiemos de vía: lecciones de la pandemia. Barcelona: Paidós, 2020.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2011a.

MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. 6. Ed. Tradução de Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MOURA, Kely Teresa de. Projeto Criativo Ecoformador para o Ensino Fundamental com ênfase no ensino da Língua Inglesa. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: Triom, 2018.

NOGARA, Glaucia. O ORA como referencial inovador para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

OLIVEIRA, Beatriz Alves de. Cenários ecoformadores e campos de experiência: contribuições de um Projeto Criativo Ecoformador para o desenvolvimento integral de bebês e de crianças bem pequenas. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.

ONU. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Acelerando as transformações para a Agenda 2030 no Brasil. Brasília: ONU, 2016. Disponível em: <http://www.agenda2030.org.br/>. Acesso em: 20 jun. 2022.

PILETTI, Claudino. Didática geral. São Paulo: Ática, 1990.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

SCHERRE, Paula Pereira; ARNT, Rosamaria de Medeiros. Aprender a ser: repercussões da metodologia transdisciplinar na formação de educadores. In: PUJOL, Maria Antònia; TORRE, Saturnino de la; LORENZO, Nuria (coords). Escuelas y aulas creativas: reflexiones y experiencias. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2014. p. 252-262.

SILVA, Ana Tereza Reis. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, UFPR, v. 18, p. 95-104, jul.-dez. 2008.

SILVA, Maria Terezinha Milan da. Organização dos espaços potencializadores de experiências criativas na Educação Infantil. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

SOUZA, Emanuelle Martins de. Brincadeiras como estratégias educativas para o desenvolvimento integral na Educação Infantil: apontamentos sobre Projeto Criativo Ecoformador. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.

STEIN, Iliane. Proposta de um cenário ecoformador para a aprendizagem de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

TELEGEN, Nadir Zimmer. Da decodificação ao potencial transformador da leitura: indicadores para a aproximação de projetos de ensino à metodologia dos projetos criativos ecoformadores (PCE). 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos criativos ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-176.

TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores - PCE: uma via metodológica para o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação na educação. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Escolas Criativas: reflexões, estratégias e ações com Projetos Criativos Ecoformadores. Caçador: Ediuniarp, 2022. p. 228-247.

VEBER, Simone Carlim. Projeto Criativo Ecoformador como possibilidade de aprender e de ensinar na perspectiva transdisciplinar e ecoformadora. 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

VENTURA, Juliana Santos da Silva; VASCONCELOS, Carlos Alberto. Projetos Criativos Ecoformadores: relações entre tecnologia e educação ambiental no ensino. Interacções, Lisboa, v. 17, n. 58, p. 117-142, dez. 2021.

XAVIER, Maria Luiza M; ZEN, Maria Isabel Habckost. Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Cadernos Educação Básica 5. Porto Alegre: Mediação, 2000.

ZANOL, Alessandra Garcia. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: das demandas de docentes do Ensino Fundamental à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

ZIELINSKI, Helena Castilho. Indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual detectados no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.

ZWIEREWICZ, Marlene et al. Projetos Criativos Ecoformadores em pesquisas com intervenção: contribuições para uma educação complexa. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 281-301, jan.-jun. 2020.

ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: matizes da pedagogia ecossistêmica na formação de docentes da Educação Básica. In: DITTRICH, Maria Glória et al. (org.). Políticas Públicas na contemporaneidade: olhares cartográficos temáticos. Itajaí: Univali.

Pubblicato

2024-02-08

Come citare

ZWIEREWICZ, Marlene; LIMA, Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos; WEISS, Lilian Patricia Vetterlein; HOLZ , Verónica Violant. Estratégias de cocriação para um planejamento pertinente na Educação Básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15954, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15954. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.