Iniciação Científica e Formação Docente

conhecimentos matemáticos manifestados em contexto colaborativo

Autori

  • Gabriel Linhares de Sousa Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Marcilia Chagas Barreto Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15980

Parole chiave:

Iniciação Científica, Formação docente, Conhecimentos matemáticos, Pesquisa colaborativa

Abstract

Diante da diversidade de conhecimentos que atravessam a formação docente, a Iniciação Científica surge como possibilidade formativa. Em contexto colaborativo de pesquisa e formação, este estudo de caso com cinco sujeitos teve como objetivo analisar os conhecimentos manifestados por bolsistas de IC, imersos em um contexto que buscava a colaboração para a sua formação docente em Matemática. Identificou-se que o conhecimento matemático para o ensino mais manifestado foi o conhecimento de conteúdo e de ensino. A partir do ambiente colaborativo, os(as) bolsistas de IC demonstraram construir aprendizagens significativas para sua formação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática(2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aprendizagem da matemática, educação matemática, formação de professores.

Riferimenti bibliografici

ANDRÉ, M. E. D. A. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 23, ed. 230095, 2018.

BALL, D. L. With an eye on the mathematical horizon: Dilemmas of teaching elementary school mathematics. Elementary School Journal, [S. l.], v. 93, n. 4, p. 373-397, 1993.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, [S. l.], v. 59, n. 5, p. 389- 407, 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRIDI, J. C. A. A pesquisa nas universidades brasileiras: implicações e perspectivas. In: MASSI, L.; QUEIROZ, S. L.(org.). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2015, p. 13-36.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/ index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p266. Acesso em: 10 jan. 2023.

GRANDO, R. C.; NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. Narrativa de aula de uma professora sobre a investigação estatística. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 985-1002, out./dez. 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 22 abr. 2022.

IBIAPINA, M. L. M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Editora Liber Livro, 2008.

IBIAPINA, I. M. L. M. Reflexões sobre a produção do campo teórico-metodológico das pesquisas colaborativas: gênese e expansãoIvana. In: IBIAPINA, M. L. M.; BANDEIRA, H. M. B.; ARAUJO, F. A. M. Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. 1. ed. Piauí: EDUFPI, 2016.

KIRSCH, D. B. A iniciação científica na formação inicial de professores: repercussões no processo formativo de egressas do curso de pedagogia. 2007. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

LAGE, M. C. Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], n. 12, p. 198-226, 2011. Disponível em: https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-243727. Acesso em: 22 abr. 2022.

LIMA, F. H. Um método de transcrições e análise de vídeos: a evolução de uma estratégia. In: Encontro Mineiro De Educação Matemática (VII EMEM), 7., 2015, São João Del Rei. Anais [...]. São João Del Rei: Universidade Federal de São João Del Rei, 2015. v. 7. p. 1-11.

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L.(org.). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2015.

MINAYO, C. O desafio da pesquisa social. In: DESLANY, S. F.; GOMES, R.; MINAYO, C. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 30-58.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.

MIOLA, A. F. S.; PEREIRA, P. S. As contribuições de uma proposta de formação continuada para o desenvolvimento profissional de professores de Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...], Foz do Iguaçu: Sbem, 2018. Disponível em: http://www.sbemparana.com. br/viisipem/portuguese/index.php. Acesso em: 22 abr. 2022.

NUNES, T.; CAMPOS, T. M.; MAGINA, S.; BRYANT, P. As estruturas aditivas: avaliando e promovendo o desenvolvimento dos conceitos de adição e subtração em sala de aula. In: NUNES, T.; CAMPOS, T. M.; MAGINA, S.; BRYANT, P. Educação matemática 1: números e operações numéricas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

O'NEILL, M. How to apply NVivo in a PhD using the NVivo toolkit. University of the Sunshine Coast, Queensland, 2013.

SANTOS, T. J. F. A linguagem revelando o desenvolvimento do pesquisador na prática da Iniciação Científica. 2016. 375f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras, Língua e Literatura Francesa) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-05082016-132904/pt-br.php. Acesso em: 22 de abril de 2022.

SCHULMAN, L. S. Those who understand: the knowledge growths in teaching. Educational Researcher, [S. l.], p. 4-14, fev. 1986.

SCHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernoscenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p.196-229, dez. 2014.

VERGNAUD, Gerard. A criança, a Matemática e a realidade: problemas do ensino da Matemática na escolar elementar. Curitiba: Actas, 2009.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.

Pubblicato

2024-01-22

Come citare

SOUSA, Gabriel Linhares de; BARRETO, Marcilia Chagas. Iniciação Científica e Formação Docente: conhecimentos matemáticos manifestados em contexto colaborativo. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15980, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15980. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15980. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.