Trajetória de formação de professores
narrativas de memória
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16162Parole chiave:
Narrativas Orais, Formação de Professores, Práticas PedagógicasAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar as narrativas de trajetória de vida e formação dos professores da cidade de Novo Horizonte do Norte – MT, no sentido do que essa trajetória contribuiu para a construção e reconstrução dos saberes docentes e a constituição da identidade. O interesse sobre a temática deve-se às vivências como estudante da educação básica e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, momento em que refletimos sobre a diversidade de metodologias e didáticas observadas na sala de aula e que tem relação com a formação docente. Neste sentido, as narrativas de professores sobre seus processos de desenvolvimento profissional, perpassam pelas memórias de sua formação inicial e contínua. Quando essas memórias são passadas adiante em conversas formais ou informais, podem influenciar na construção da identidade profissional dos novos educadores. Para a realização do presente estudo, utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica, que possibilitou análise e discussão das contribuições advindas das narrativas orais realizadas com o uso da metodologia da História Oral. Foi de grande importância reconhecer que as narrativas orais no contexto da formação de professores e no decorrer de suas práticas pedagógicas tem o potencial de transformar e potencializar a forma como se dá cada um destes processos.
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