Mulheres nas ciências da natureza
desafios na construção de carreira científica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533Parole chiave:
Mulheres, Ciências exatas, Carreira científicaAbstract
Este ensaio teórico tem como objetivo discutir os principais desafios enfrentados por mulheres na construção de carreira nas Ciências da Natureza, especificamente nas subáreas de Matemática e Física. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica nas principais abordagens teóricas, com o intuito de identificar os obstáculos mais impactantes que as mulheres encontram ao escolher, ingressar e progredir em carreiras nesses domínios científicos. Os resultados, evidenciam a persistente desigualdade experimentada pelas mulheres nos ambientes acadêmicos e profissionais, destacando a necessidade contínua de medidas e políticas públicas que promovam a igualdade de condições e apaziguem os múltiplos obstáculos enfrentados por elas na construção de carreira científica.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARBOSA, R. C.; CARVALHO, M. E. P; FERNANDES, M. O. M. Gênero e tecnologias da informação: um olhar sob a educação superior na Paraíba e as possibilidades da promoção da equidade de gênero através da educação. In: LÓPES, A. M. e CARVALHO, M. E. P. (Coords). Mujeres y educación superior. João Pessoa: EDUFPB, 2013.
BARROS, Suzane Carvalho da Vitória; MOURÃO, Luciana. Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. Psicologia em Estudo, v. 25, 2020.
BERTOLINI, L. B. A. Relações entre o trabalho da mulher e a dinâmica familiar. 2 ed. São Paulo: Vetor, 2002.
CARVALHO, M. G.; CASAGRANDE, L. S. Mulheres e Ciência: desafios e conquistas. Revista INTERthesis, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 20-35, jul./dez., 2011.
CHASSOT, A. A ciência é masculina? É, sim senhora!.. Contexto e Educação, Ijuí, v. 11, p. 9-28, jan./dez., 2004.
COSTA, R.; PINHEIRO, P. A pertinência da categoria para a análise da morfologia do trabalho na contemporaneidade. Emancipação, v. 15, n. 1, p. 43-57, 2015.
DE QUEIROZ, C. T. A. P.; DE CARVALHO, M. E. P.; MOREIRA, J. A. Gênero e inclusão de jovens mulheres nas ciências exatas nas engenharias e na computação. In: NANES, G.; LEITÃO, M. R. F. A.; DE QUADROS, M. T. (org.). Gênero, Educação e Comunicação. Recife: Editora UFPE: UFRPE, 2016, p. 43-64.
DE SÁ, B. S.; FOLRIANI, M. D.; RAMPAZO, A. V. Assédio sexual: o poder do macho dentro da universidade. Estudos de administração e sociedade, v. 2, n. 3, p. 22-31, 2017.
ETZKOWITZ, H.; KEMELGOR, C. Desigualdade de Gênero em Ciência: uma condição universal? Minerva, v. 39, n. 2, p. 153-174, 2001.
FERNANDES, J. et al. Estudos da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física: uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 105-126, 2020.
GONÇALVES, B. M. V. et al. Mulheres na Ciência e Matemática: o que dizem as teses e dissertações. JIEEM, v. 15, n. 3, p. 364-372, 2022.
LIMA, F. I. A. et al. A influência da construção de papéis sociais de gênero na escolha profissional. Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 19, n. 1, p. 33-50, 2017.
MELO, H. P.; CASTILHO, M. Trabalho reprodutivo no Brasil: quem faz? Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n.1, p. 135-158, jan./abr. 2009.
MELLO, D. A. T. et al. Mulheres na divulgação científica: a voz feminina na popularização da ciência. In: SALLES, V. O. (org.). Mulheres na pesquisa: reflexões sobre o protagonismo feminino na contemporaneidade. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. Cap. 15. p. 1-363.
MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio-teórico?. Revista de administração contemporânea, v. 15, p. 320-332, 2011.
MORALES, A. C. Mulheres nas Ciências Exatas: condições que possibilitam suas escolhas profissionais. 2021. 148 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, 2021.
OLINTO, G. A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 5, n. 1, p. 68-77, jul./dez. 2011.
PAVESI, S. N. Reconhecimento, participação e vivência de mulheres nas Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharias e Matemática: um panorama de projetos de extensão universitários brasileiros. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, 2021.
SACARATO, A.; FRANÇA, M. T. A.; JACINTO, P. A. Fatores associados à evasão no Ensino Superior brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciências, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Revista Estudos Econômicos (São Paulo), v. 49, n. 2, p. 337-373, abr./jun. 2019.
SAMPAIO, J. C.; SILVA, K. S. P. Evasão na Licenciatura em Matemática: desafios e ações. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 12, p. 31096-31106, dez. 2019.
SILVA, L.B. Carreiras de professoras de exatas e engenharias: estudo em uma IFES do Nordeste brasileiro. 2017. 276 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
SILVA, M. I. Sophie Germain: uma trajetória na história e na matemática. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Paraíba, Cajazeiras, 2022.
SILVA, T. et al. The role of women in Brazilian ethnobiology: challenges and perspectives. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, v. 15, n. 1, p.1-11, 2019.
SORJ, B. Reconciling work and family: issues and policies in Brazil. Conditions of Work and Employment Series. Geneva: International Labour Office, n. 8, 2004.
TAVARES, A. S; PARENTE, T. G. Gênero e carreira científica: um estudo a partir dos dados das universidades federais da região norte do Brasil. Revista Ártemis, [S.l.], v.20, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/27046. Acesso em: 23 jun. 2023.
TOSI, L. A revolução científica, a caça às bruxas e a ciência moderna. Cadernos Pagu, v. 10, p.369-397, 1998.
TUESTA, E. F. et al. Análise da Participação das mulheres na ciência: um estudo de caso da área das Ciências Exatas e da Terra no Brasil. Em questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 37-62, jan./abr. 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).