A curvatura da vara em múltiplas dimensões
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17535Mots-clés :
Curvatura da vara, Escola e democracia, Pedagogia contra-hegemônicaRésumé
Os 40 anos do lançamento do livro Escola e democracia esteve no centro dos debates da XVI Jornada do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, sociedade e educação no Brasil – HISTEDBR”, realizada em João Pessoa/PB, em 2023. Este texto expressa o posicionamento do autor, na mesa intitulada Para além da curvatura da vara: fundamentos filosóficos e políticos da pedagogia histórico-crítica. Compreender a marginalidade (depois chamada de exclusão) e como as teorias educacionais a consideravam – ou melhor, a desconsideravam – sedimentando a educação dual da sociedade de classes, é fundamental para o entendimento das intrínsecas relações entre sociedade e educação, sociedade e política, política e educação. O propósito do texto, oriundo de pesquisa bibliográfica e da vivência como professor de história da educação, é o de contribuir para a continuidade dos esforços no sentido de curvar a vara, na luta pela superação das injustiças e desigualdades sociais.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, M. N.; GONÇALVES, R. M. P. Escola e democracia: uma ode à educação. Rev. Bras. Hist. Educ., v. 22 p. 1-8, 2022. [Seção] Resenhas. Resenha da obra de: SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/G6JSZR9fnKjqSzyspNykHcw/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 mai 2023.
LIMA, J. F. L. de. Escola, formação humana e a contribuição pedagógica de Dermeval Saviani no cenário contemporâneo. Revista Roteiro, v. 44, n. 2, 2019.
LOMBARDI, J. C. Educação e ensino em Marx e Engels. In: Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 20–42, 2010. DOI: 10.9771/gmed.v2i2.9581. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9581 Acesso em: 20 mai 2023.
LOMBARDI, J. C.; COLARES, A. Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. In: LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (Org.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021.
LOMBARDI, J. C.; COLARES, A. Escola pública, projeto civilizatório burguês versus práxis emancipadora. In: Revista USP, [S. l.], n. 127, p. 11–26, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p11-26. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180014. Acesso em: 20 mai. 2023.
LOPES, S. A.; DOMINGUES, V. M. Alienação, conhecimentos e educação contra-hegemônica (Alienation, knowledge and counter-hegemonic education). In: Crítica Educativa, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 58–72, 2018. DOI: 10.22476/revcted.v4i1.282. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/282 Acesso em: 28 mar. 2023.
MARX, K. ENGELS, F. O manifesto comunista. 6 ed. Tradução Maria Lúcia Como. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
ORSO, P. J. Os desafios de uma educação revolucionária. In: ORSO, P. J. MALANCHEN, J. CASTANHA, A. P. (Org.) Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. Campinas: Armazém do Ipê, 2017.
SAVIANI, D. Aula 3: Fundamentos Filosóficos e Históricos da Pedagogia Histórico-Crítica. YouTube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I2HHf8kUCLE Acesso em 20 mar 2022.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 34 ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 110-116, jun. 2009.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. O lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas: Autores Associados, 2014.
SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classes e a educação escolar. In: SAVIANI, D. DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes. A pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021.
TEDESCO, J. C. Elementos para um diagnóstico del sistema educativo tradicional em América Latina. In: UNESCO/CEPAL/PNUD. El cambio educativo: situación y condiciones. Informes Finales 2. Ano 1981.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).