Evasão na EAD: o caso do curso de pós-graduação em EDHDI/UFAL
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p185-199Parole chiave:
Evasão, Educação a Distancia, Educação em Direitos Humanos.Abstract
O presente trabalho tem como finalidade apresentar a investigação das causas principais da evasão no curso Especialização Educação em Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI) na UFAL e contribuir para que, nas turmas posteriores esse problema venha a atenuar. A investigação de caráter exploratório, com abordagem quanto-qualitativa, utilizou-se de uma técnica de coleta de dados: um questionário com questões abertas e fechadas, tendo como objetivo investigar as causas principais da evasão no curso de especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo como sujeitos os alunos não concluintes do curso que se iniciou em 2010. Na análise dos dados percebe-se que a falta de tempo e a deficiência quanto ao assessoramento realizado pelos tutores têm sido apontados como as grandes causas da desistência desses alunos. Desse modo, propõem-se estratégias de prevenção à evasão, como a capacitação dos tutores.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABBAD, G. S.; ZERBINI, T.; SOUZA, D. B. L. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia, online, Natal, v. 15, n. 3, set./dez. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/epsic/v15n3/a09v15n3.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2014.
ABBAD, G. S.; CARVALHO, R. S.; ZERBINI, T. Evasão em Curso a Distância via Internet: Explorando Variáveis Explicativas. RAE-eletrônica, v. 5, n. 2, Art. 17, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S167656482006000200008&script=sci_arttext>. Acesso em: 07 fev. 2014.
ALVES, J. ; RIBEIRO, M. (org.). A encruzilhada da diversidade no âmbito da EDH. Maceió: EDUFAL, 2013.
BAIRD, R. R. P.; ZAMPIERI, P. N. A.; DIAS, C. A problemática da evasão no processo de implantação do curso técnico em serviços Público a distância em Mato Grosso do Sul. ESUD 2013 - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA BELÉM/PA. X, 2013. BELÉM/PA. UNIREDE.
BASTOS, H. P. P.; SILVA, J. M. Fatores de evasão em curso a distância: Relato de Pesquisa sobre Evadidos do Curso “Leitura Instrumental em Inglês a Distância” no IFF, RJ. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 7, n. 3, 2009. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2014.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Editora Autores Associados, 2006.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/edh/pnedhpor.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.
______. Lei de diretrizes e bases da educação (Lei n. 9.394). Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1996.
COELHO, M. L. A Evasão nos Cursos de Formação Continuada de Professores Universitários na Modalidade de Educação a Distância Via Internet. Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/626/2004/12/a_evasao_nos_cursos_de_formacao_continuada_de_professores_universitarios_na_modalidade_de_educacao_a_distancia_via_internet_>. Acesso em: 09 fev. 2014.
CENSO EAD. BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012 = Censo EAD. BR: Analytic Reporof Distance Learning in Brazil – Curitiba: Ibpex, 2013. Disponível em<http://www.abed.org.br/censoead/censoEAD.BR_2012_pt.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.
FAVERO, R. V. M.; Dialogar ou evadir: Eis a questão! Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância, no Estado do Rio Grande do Sul. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Porto Alegre: UFRGS, 2006.
LOBO, R. Leal et. al. A evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas: São Paulo, 2007.
MAIA, M. C.; MEIRELLES, F. S.; PELA, S. K. Análise dos Índices de Evasão nos Cursos Superiores a Distância do Brasil. FGV-EAESP, 2004. Disponível em: http://www.miniweb.com.br. Acessado em: 08 fev. 2014.
MAIA, M. C.; MATTAR, J. ABC da EAD: Educação a distância hoje. São Paulo: Editora Pearson Prentice, 2007.
RIBEIRO, M.; RIBEIRO, G. (org.). Educação em direitos humanos e diversidade: diálogos interdisciplinares. Maceió: EDUFAL, 2012.
SANTOS, E. M. dos. OLIVEIRA NETO, J. D. Evasão na Educação a Distância: identificando causas e propondo estratégias de prevenção. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, Volume 2, número 2, dez. 2009. Disponível em: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br>. Acesso em: 23 fev. 2014.
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2008.
TAVARES, C. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. IN: SILVEIRA, M. G. ET AL. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).