A potencialidade interdisciplinar entre áreas do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p237-258Parole chiave:
Escola. Metodologia. Planejamento.Abstract
Buscando analisar a aplicabilidade do método interdisciplinar, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica em materiais didáticos, dispostos na rede de ensino público, assim como a aplicação de questionários com alunos do ensino médio. O tema central para a interpretação de dados analíticos interdisciplinares foi a disciplina de Física, lecionada entre os anos finais do ensino fundamental e ao longo do ensino médio. Os dados obtidos mostraram que há uma ampla gama de conteúdos interdisciplinares que podem ser trabalhados desde o ensino fundamental até o médio, como a estrutura do átomo, estados físicos da matéria, temperatura e operações matemáticas. Áreas das ciências naturais que trabalham moléculas, partículas, estruturas biológicas e suas interações com o meio, estão entrelaçadas dentro das ciências exatas, humanas e linguagens. Dessa forma, tópicos contextuais trabalhados durante o processo de escolarização, emergem para o potencial interdisciplinar.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Maria; CARCALHO, Edgar. (orgs.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2007.
AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; SEVERINO, Antônio. Novas Palavras (2ªed). São Paulo: FDT, 2013.
BASTOS, Remo. O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada. Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 70 jul.-set. 2017. DOI 10.1590/s1413-24782017227040.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos (2ªed). São Paulo: Cortez, 2008.
BONJORNO, José. Física para o ensino médio. São Paulo: FTD, 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 31 de março, 2018.
______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Medida Provisória N°746. Diário Oficial da União, 2016. Acesso em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=48601-mp-746-ensino-medio-link-pdf&category_slug=setembro-2016-pdf&Itemid=30192>.Acesso em: 13 dez. 2017.
______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Diário Oficial da União, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2016.
BROCKELMANN, Rita. Araribá Ciências 6° ano (3°ed). São Paulo: Moderna, 2010.
BRUNI, Aline. Projeto Ser Protagonista Química: 1° ano do Ensino Médio (2ªed). São Paulo: SMCAED-UFMG, 2013.
CARVALHO, Antônio; CARVALHO, Marlene; BARRETO, Motta; ALVES, Fábio. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. Ensino, Saúde e Ambiente, 2010. (20)1, 78-90. DOI:10.22409/esa.v3i1.108.
COIMBRA, Aveiro. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: Phillipi. J. R. A., Tucci, C. E. M; Hogan, D. J; Navegantes, R. (Org.) Interdisciplinaridade em ciências ambientais (52-70). São Paulo: Signus, 2000.
CORTELLA, Mario. Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: História e Grandes Temas (15ªed). São Paulo: Saraiva, 2002.
______. Saber e Fazer História: ensino médio (2ªed). São Paulo: FTD, 2012.
CURY, Augusto. Superando o cárcere da emoção: a pior prisão do mundo. São Paulo: Acadêmica de inteligência, 2000.
DANTE, Roberto. Projeto Teláris Matemática: 7° ano do Ensino Fundamental (2ªed). São Paulo: Ática, 2015.
______. Projeto Ápis Matemática: 4° ano do Ensino Fundamental (2ªed). São Paulo: Ática, 2014.
DARBELLAY, Frédéric. Vers une théorie de l’interdisciplinarité? Entre unité et diversité. Nouvelles perspectives en sciences sociales, 2011. 7(1), 65-87. DOI:10.7202/1007082ar
FAZENDA, Ivani. O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. São Paulo: Loyola, 2011.
______. (Org.). Interdisciplinaridade: dicionário em construção. São Paulo: Cortez, 2001.
______. A Interdisciplinaridade: um projeto em parceria (5ªed). São Paulo: Loyola, 1993.
FERREIRA, Aurélio. Miniaurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
FREIRE, Paulo. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: Jantsch, A. P., Bianchetti, L. (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito (59-63). Petrópolis: Vozes, 1995.
GADOTTI, Moacir. A organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática, 1993.
GOMES, Moacir. História do Ensino da Matemática: uma introdução. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2012.
GOULART, Renata; OLIVEIRA, Adir; ELY, Claudiane; FRUET, Lucas; FERREIRA, Paulo; MOOJEN, Renata. Os desafios da prática pedagógica interdisciplinar para a formação do professor de Educação Física. DO CORPO: Ciências e Artes, Caxias do Sul, v. 1, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/docorpo/article/view/2304/1367http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/docorpo/article/view/2304/1367>.Acesso em: 04 out, 2017.
GOWDAK, Demétrio; MARTINS, Eduardo. Ciências Novo Pensar 6° ano (2°ed). São Paulo: FDT, 2012.
GUIMARÃES, Valter. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. São Paulo: Papirus, 2004.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LIMA, Lages. Matemática Elementar para o Ensino Médio (10ªed). Rio de Janeiro: SBM, 2012.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Biologia Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
LUCK, Heloisa. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.
LUCKESI, Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1999.
MACHADO, Nilson. Educação: projetos e valores (3ªed). São Paulo: Escrituras,2000.
MAGNÓLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
MAGALHÃES, Cláudia; SOURIENT, Lilian; GONÇALVES, Marcos; RUDEK, Roseni. Projeto Apoema Geografia 6° ano. (2°ed). São Paulo: Editora do Brasil, 2015.
MELANI, Raquel. Projeto Ser Protagonista História: 8° ano do Ensino Fundamental (4ªed). São Paulo: Moderna, 2012.
MENDELSON, Elliot. Introdução ao Cálculo (2ªed). São Paulo: LTC, 2007.
MORAES, Cândida. O Paradigma Educacional Emergente (16ªed). Campinas: Papirus, 2012.
NOVAIS, Vera. Química Geral e Inorgânica. São Paulo: Atual, 1993.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: conceito, problema e perspectiva, 1993. Disponível em: <http://webpages.fc.ul.pt/~ommartins/mathesis/interdisciplinaridade.pdf>. Acesso em: 04 out, 2017.
SAMPAIO, José; CALÇADA, Caio. Universo da Física (2°ed). São Paulo: Atual, 2015.
SANTIAGO, Fernando. Ser Protagonista Biologia: 1° ano do Ensino Médio (3ªed). São Paulo: SM, 2013.
SANTOMÉ, Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia (4ªed). São Paulo: Cortez, 1986.
SILVA, Robson; LIMA, Beatriz. Causa do aquecimento global: antropogênica versus natural. Terra e Didática, 2009. 5(1):42-49. Disponível em: <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>. Acesso em: 31 de março, 2018.
SPEYER, Edward. Seis Caminhos a partir de Newton: as grandes descobertas na física. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
TOMAZZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 3° edição. São Paulo: Saraiva, 2013.
VEDOVATE, Carlo. Projeto Araribá Geografia: 2° ano do Ensino Médio (3ªed). São Paulo: Moderna, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).