Ações para maximizar aprendizagens em matemática financeira nos cursos EaD
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p162-184Parole chiave:
Processo de ensino-aprendizagem. Reprovação. Educação a distância.Abstract
No catálogo de cursos de graduação virtual da instituição pesquisada, a Unidade de aprendizagem (UA) Matemática Financeira figura em doze cursos. A UA em questão apresenta um baixo desempenho dos estudantes (em média, de 47,99% de reprovações). Assim, em 2015 criou-se um grupo pedagógico de estudos, formado por designers instrucionais, assistentes e apoiado por coordenadores e tutores de curso. Como metodologia, adotamos a abordagem de métodos mistos de pesquisa aplicada. Como resultado deste estudo, este artigo compila as ações e estratégias encontradas para maximizar a aprendizagem em Matemática Financeira, com ações no âmbito das áreas de acompanhamento pedagógico do curso e análise do planejamento e desenho dos recursos didáticos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRIOLA, W. B. Evasão Discente na Universidade Federal do Ceará (UFC): proposta para identificar causas e implantar um Serviço de Orientação e Informação (SOI). In Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n. 40: 332-347, jul./dez. 2003.
BRASIL / MEC / SESU. Secretaria de Educação Superior / Ministério da Educação. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, 1996/1997.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FREGONEIS, J. G. P. Estudos do Desempenho Acadêmico nos Cursos de Graduação dos Centros de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá: Período 1995-2000. Florianópolis, 2002, 145p. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção). Universidade Federal de Santa Catarina.
GAIOSO, Natalicia Pacheco de Lacerda. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
GARZELLA, Fabiana Aurora Colombo. A disciplina de Cálculo I: análise das relações entre as práticas pedagógicas do professor e seus impactos nos alunos de Campinas. 2013. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de Campinas, Campinas.
GOMES, A. A. Evasão e evadidos: o discurso dos alunos sobre evasão escolar nos cursos de licenciatura. Artigo extraído da tese de doutoramento defendida em 02/10/1998. Departamento de Educação - Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP -19060-900 - Presidente Prudente - São Paulo, 1998.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Cristina K; WILL, Daniela E. M.; LOCH, Márcia; MOTERLE, Roseli R. Cadernos Acadêmicos, Palhoça, SC, v.4, n. 2, ago-dez, 2012, p. 77-93.
PAREDES, A. S. A evasão do terceiro grau em Curitiba. 23p. NUPES/USP, São Paulo, documento de trabalho n. 6/1994.
PRIM, A. L.; FÁVERO, J. D. Motivos da evasão escolar nos cursos de ensino superior de uma faculdade na cidade de Blumenau. E- Tech: Tecnologias para a Competitividade Industrial: Especial Educação, 2013.
SAMPAIO, Helena. Novas dinâmicas do ensino superior no Brasil: o público e o privado. Cadernos do GEA n.7, jan-jun, 2015.Disponível em: <http://flacso.org.br/files/2016/06/caderno_gea_n7_digitalfinal.pdf>. Acesso em: 16 nov.2017.
SARTORI, Ademilde; ROESLER, Jucimara. Educação Superior a Distância: gestão da aprendizagem e do desenvolvimento de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Unisul, 2005.
SCHWARTZMAN, Simon. Crescimento e diversificação do ensino superior: a próxima década. 1989. Disponível em: <http://www.schwartzman.org.br/simon/ensdec.htm>. Acesso em: 10 nov.2017.
TIGRINHO, Luiz Mauricio V. Evasão Escolar nas Instituições de Ensino Superior. Revista Gestão Universitária, 18 set. 2008. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/evasao-escolar-nas-instituicoes-de-ensino-superior>. Acesso em: 16 nov. 2017.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).