Ensino interdisciplinar das projeções cartográficas e suas relações com a matemática através de podcasts

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p303-315

Parole chiave:

Interdisciplinaridade, Podcast, TIC na Educação

Abstract

O podcast tem se mostrado um recurso interessante no processo de ensino e aprendizagem. Reconhecendo suas potencialidades, decidiu-se por inseri-lo em sala de aula, de forma interdisciplinar, envolvendo matemática e geografia com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A aplicação do projeto teve uma duração de quatro semanas, tendo como objetivo principal trabalhar as projeções cartográficas, da geografia, através das planificações e cálculos matemáticos, usufruindo de meios tecnológicos, entre eles a produção de podcasts. Os alunos responderam a um questionário a fim de se verificar as potencialidades do uso do podcast em sala de aula e qual sua contribuição para o ensino e a aprendizagem. Ao final desta atividade pode-se perceber que os alunos são favoráveis e receptivos à utilização dos podcasts, sendo esta então uma alternativa à prática pedagógica.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Marco Antônio Sandini Trentin, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Informática na Educação (UFRGS), professor do mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UPF.

Riferimenti bibliografici

BOTTENTUIT, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. In: IX Congreso internacional galego-portugués de psicopedagoxía. 2007. p. 78.

CARVALHO, A. A. A. Podcasts no Ensino: Contributos para uma Taxonomia. Ozarfaxinars, n. 8. 2009.

COSTA, R.L.; Barros, V.F.A.; Pinto, J.S.; Silvestre, J.A.; Neiva, L.S.; Thereza Jr, A.H. Internet e Laboratório de Informática: Dois Importantes Recursos Metodológicos para Surpreender os Estudantes e Beneficiar a Interdisciplinaridade. In XX SBIE. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. 2009.

CRUZ, S.; BOTTENTUIT, J. B.; COUTINHO, C. P.; CARVALHO, A. A. O Blogue e o Podcast como Resultado da Aprendizagem com WebQuests. Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Challenges 2007.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola Jesuíta, 2011.

FREIRE, E. P. A. Conceito educativo de Podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X, v. 6, n. 1, p. 35-51, 2013.

LEMOS, S. Nativos digitais x aprendizagens: um desafio para a escola. Boletim Técnico do Senac, v. 35, n. 3, p. 38-47, 2009.

MOURA, A.; CARVALHO, A. A. A. Podcast: potencialidades na educação. Prisma.com, n. 3, p. 88-110, 2006.

SILVA, C. F.; MUELLER, R. R. Webquest: Uma ferramenta adaptável para a pesquisa na Web. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, 2010.

Pubblicato

2018-12-21

Come citare

TRENTIN, Marco Antônio Sandini; SCOLARO, Joelma Kominkiewicz. Ensino interdisciplinar das projeções cartográficas e suas relações com a matemática através de podcasts. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 303–315, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p303-315. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5632. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.