Aprendizagem e práticas de escrita de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p14-28Parole chiave:
Palavras-chave, Interações Sociais. Meio digital. Escrita.Abstract
Analisa as práticas de escrita de alunos do Curso de Letras/UFC em interação on-line no contexto de suas aprendizagens. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem etnográfica em quatro momentos: a) acompanhamento dos alunos em suas aulas; b) análise da elaboração de projetos de pesquisa no Google Drive; c) observação dos escritos no Facebook; d) e conversas, para integração de saberes. As análises focaram a escrita no meio digital associadas ao conceito de interação social de Goffman (2012). Como principais resultados, observou-se que no Curso de Letras, permeiam valores específicos acerca da aprendizagem na escrita na medida em que as interações sociais on-line e off-line, que mediam essa aprendizagem, circunscrevem o funcionamento das hierarquias institucionais e, como decorrência disso, as práticas de escritas formais em detrimento de dimensões informais e interações menos hierarquizadas entre os alunos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BEZERRA, Ellen Lacerda Carvalho. Práticas de escrita de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
______. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2015.
______. A Representação do eu na vida cotidiana. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
MEDEIROS. Zulmira. Gêneros, multimodalidade e letramentos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 581-612, 2014.
NUNES. Jordão Horta. A sociolingüística de Goffman e a comunicação mediada. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 253-286, nov. 2007.
______. O trabalho antropológico. São Paulo: UNESP, 1998.
______. Sobre o pensamento antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1988.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).