Pedagogia histórico-crítica e educação matemática: a utilização de categorias do materialismo histórico-dialético como subsídio para o processo de ensino
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p211-224Parole chiave:
Educação matemática. Pedagogia histórico-crítica. Categorias dialéticasAbstract
A Pedagogia Histórico-crítica (PHC) é uma tendência pedagógica de fundamentação marxista e utiliza-se das categorias do materialismo histórico-dialético como referencia para análise e melhoria do ensino. Este artigo promove uma reflexão sobre a aplicação de determinadas categorias como fundamentação para sistematização de procedimentos de ensino na Matemática. Assim, tece-se considerações sobre as categorias do lógico e histórico, abstrato e concreto e singular, particular e universal.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais – terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática. Portugal: Livraria Sá da Costa Editora. 1984.
DUARTE, N.. Por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural. In: DUARTE, N. & FONTE, Sandra S. dela (Orgs.). Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica. (pp. 101-120). Campinas, SP, Autores Associados, 2010.
DUARTE, N..Education as mediation between the individual’s everyday life and the historical construction of society and culture by humankind. In: SAWCHUK, P. H., DUARTE, N., ELHAMMOUMI, M. Critical perspectivies on activity: explorations across education, work and everday life. ( pp. 211- 292). USA, Cambridge University Press, 2006.
DUARTE, N. O Ensino de Matemática na Educação de Adultos. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
DUARTE, N. A relação entre o lógico e o histórico no ensino da matemática elementar. Dissertação (Mestrado). UFSCar. Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 1987.
DUARTE, C. G. Implicações curriculares a partir de um olhar sobre o “mundo da construção. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. J de. (org.). Etnomatemática: currículo e formação de professores. (pp.183-202). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
ENGELS, F. A ‘contribuição à crítica da economia política’ de Karl Marx. In: Obras escolhidas, Alfa-Ômega, SP, s/d.
GERDES, P. Etnomatemática: reflexões sobre a matemática e diversidade cultural. Lisboa: Edições Húmus, 2007.
XxxxxxxxxxxxxxxxxXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XxxxxxxxxxxxxxxxxxXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
XXXXXXXXXXXXXXXxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
MARX, K. O método da economia política. In: MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. (pp 218-226). São Paulo: Martins Fontes Editora, 1983.
MARMO, C. ; MARMO, N. Desenho Geométrico. Rio de Janeiro, RJ: Scipione, 1994.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados (Coleção Educação Contemporânea), 2013.
MARTINS, L. M. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. In 29ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, Minas Gerais, Grupo de Trabalho Filosofia da Educação, 01-17, 2006.
MEZHÚIEV, V. La cultura y la historia: el problema de la cultura en la teoría marxista de la filosofia y la historia. Moscú: Progreso, 1980.
PRADO JÚNIOR, C. Dialética do conhecimento: preliminares, prehistória da dialética. São Paulo: Brasiliense, 1952.
OLIVEIRA, B. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, Angelo Antonio; SILVA, Nilma Renildes da; MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira (Orgs.). Método histórico-social na psicologia social. (pp. 25-51). Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
OLIVEIRA, R. N. de. Contribuição do Desenho Geométrico na apropriação de conceitos geométricos. Bauru: Programa de Pós-Graduação em docência para a educação básica, 2018 (Dissertação, Mestrado Profissional).
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
_____. Escola e democracia. São Paulo, Cortez; Campinas, Autores Associados, 1984.
VERA, F. Psicogénesis del razonamiento matemático. Buenos Aires: Editorial Poseidon, 1947.
VOLPE, G. della. A lógica como ciência histórica. Lisboa: edições 70, 1984.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).