Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460Palavras-chave:
Letramento digital. Pandemia. Multimodalidade. Ensino remoto.Resumo
Neste texto, de cunho ensaístico e inspirado em um debate com minha participação promovido pelo GELLITE UFAL, durante a pandemia do Coronavírus, buscamos rever alguns aspectos da noção de letramento digital, especialmente explicitando o contexto de sua emergência, mais de quinze anos atrás. Em seguida, revemos as noções de aula e de ensino, antes e depois dos condicionamentos da pandemia. Finalmente, com base em proposições de Gunther Kress e na multimodalidade, propomos a análise, pelos professores, da pertinência na adaptação de aulas e atividades on-line, trazendo outras palavras para o campo semântico e metafórico, como tradução e transfiguração, sempre na tentativa de nos distanciarmos das desfigurações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).