As composições de grupo entre jovens do ensino médio

socializações, identidades e as questões de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p412-437

Palavras-chave:

Grupos, diferenças, gênero.

Resumo

Considerando que as relações e interações sociais no cotidiano escolar são permeadas por grupos de jovens, objetiva-se compreender quais são os elementos significativos para a formação dos coletivos e suas associações com as diferenças, sobretudo os elementos de gênero. Para tanto, procede-se de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com entrevistas semiestruturadas para o entendimento das significações atribuídas pelos sujeitos. Desse modo, observa-se a existência de diferentes grupos sociais, o que permite concluir que o cotidiano escolar é um espaço de marcações simbólicas e de construção de identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Piante Chotolli, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Marília)

Coordenador de Extensão e docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (UNESP/Marília)

Ana Paula Leivar Brancaleoni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal)

Professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Jaboticabal), docente Programa de Pós-graduação em Educação Sexual (Mestrado profissionalizante) da UNESP/Araraquara e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal).

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

CHOTOLLI, Wesley Piante; BRANCALEONI, Ana Paula Leivar. As composições de grupo entre jovens do ensino médio: socializações, identidades e as questões de gênero. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 412–437, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p412-437. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11336. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.