As contribuições da pedagogia de Paulo Freire à difícil tarefa da construção do poder das pessoas na Venezuela
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp64-81Palavras-chave:
Poder popular, Pedagogia de Freire, Educação, Hegemonia cultural, Experiência venezuelanaResumo
O ensaio reflete sobre as contribuições da pedagogia de Paulo Freire no processo de construção do poder popular na Venezuela. Para tanto, é realizada uma breve contextualização, tomando como referência os aspectos históricos e político-culturais do país. São expostos os principais eixos teóricos e práticos da proposta pedagógica freiriana e é feita uma aproximação com a construção do poder popular. Conclui, em uma síntese estreita, um percurso histórico - reflexivo da evolução política e social da sociedade venezuelana é feito, considerando os elementos mais significativos da hegemonia cultural vigente, bem como as chaves políticas pedagógicas que contribuem para o processo construtivodo do poder popular da Venezuela.
Downloads
Referências
Araujo, Orlando. Venezuela violenta. Caracas: Banco Central de Venezuela, 2013.
Barreiro, Julio. Educación y concienciación. En Freire, P. La educación como práctica de la libertad. Uruguay: Siglo XXI Editores, 1997.
Bautista Segalés, Juan José. ¿Qué significa pensar desde América Latina? Madrid: Ediciones Akal, 2015.
Britto García, Luis. El verdadero venezolano. Mapa de la identidad nacional. Caracas: Monte Ávila – Editores Latinoamericanos, 2018.
Dussel, Enrique. 20 tesis políticas. Caracas: Editorial El perro y la rana, Colección Alfredo Maneiro, 2006.
Echeverría, Bolívar. Vuelta de siglo (Ensayos). Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericanos – Colección Pensamiento Filosófico. 2018.
Freire, Paulo. La educación como práctica de la libertad. Uruguay: Siglo XXI Editores, 1997.
Freire, Paulo. Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI Editores, S.A., 2005.
Halbwachs, Maurice. La memoria colectiva y el tiempo. En Huici Urmeneta, V. Materiales didácticos. UNED: Bergara, País Vasco, 2002.
Laboratorio Educativo. Entrevista a Paulo Freire. Cuadernos de Educación, N° 11, 1974.
Lakoff, George. No pienses en un elefante. Lenguaje y debate político. Madrid: Foro Complutense – Editorial Complutense, 2004.
Mazzeo, Miguel. Introducción al poder popular. El sueño de una cosa. Caracas: Ediciones El Perro y la Rana, 2016.
Quintero, Rodolfo. La cultura del petróleo. Caracas: Ediciones del Banco Central de Venezuela, Biblioteca de Pensamiento Económico, 2011.
Rangel, Domingo Alberto. Capital y Desarrollo. La Venezuela agraria. Tomo I. Caracas: Universidad Central de Venezuela, Dirección de Publicaciones – FACES, 1974.
Wallerstein, Immanuel. Análisis de sistemas – mundo: una introducción. México, DF: Siglo XXI. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).