Educação das relações étnico-raciais na formação docente

o curso de pedagogia da UFC em foco

Autores

  • Bárbara Rainara Maia Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Silvia Helena Vieira Cruz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp492-516

Palavras-chave:

Formação docente, Relações étnico-raciais, Educação Infantil

Resumo

Neste artigo, partilhamos alguns resultados de uma pesquisa que analisou as contribuições do curso de Pedagogia quanto ao tema das relações étnico-raciais na formação inicial de pedagogos/as para a docência na Educação Infantil, a partir da perspectiva de docentes, discentes e egressos/as da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED – UFC). A pesquisa qualitativa utilizou questionários e entrevistas semiestruturadas. Os depoimentos indicam que o atual currículo acentua a dimensão cognitiva e racional da formação e deixa lacunas em relação às especificidades da Educação Infantil, inclusive ao tema enfocado. É urgente, portanto, que a formação contemple os/as estudantes em sua integralidade e promova maior articulação entre Educação Infantil e relações étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Bárbara Rainara Maia Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Núcleo de Educação da Infância - NEI CAp/UFRN.

Silvia Helena Vieira Cruz, Universidade Federal do Ceará

Professora titular da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

SILVA, Bárbara Rainara Maia; CRUZ, Silvia Helena Vieira. Educação das relações étnico-raciais na formação docente: o curso de pedagogia da UFC em foco. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 492–516, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp492-516. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12666. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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