Geografia, educação e cidadania

qual cidadania nos interessa?

Autores

  • Edvar Ferreira Basílio Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0001-6511-789X
  • Raimundo Lenilde de Araújo Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Alexandra Maria de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14830

Palavras-chave:

Geografia, Educação, Cidadania

Resumo

Esse estudo tem como objetivo discutir o ensino de Geografia sob a perspectiva da educação para o exercício da cidadania territorial. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se abordagem qualitativa de base investigativa documental e bibliográfica. Inicialmente, analisou-se a legislação educacional brasileira e verificou-se que nos marcos legais da educação do Brasil a possibilidade de se exercer cidadania encontra-se estreitamente ligada e bastante limitada à capacidade do indivíduo estar vinculado ao mundo do trabalho/emprego e, por consequência, ao consumo. O ensino de Geografia tem muito a favorecer a (re) construção de uma cidadania que extrapole a garantia dos direitos civis e políticos, especialmente por viabilizar indivíduos engajados socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará(UFC);  Especialista em Gestão Escolar; Especialista em Educação Ambiental. Profesor efetivo da rede oficial de ensino do Estado do Ceará.

Referências

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF. 2000. Contido em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 02 Jan. 2023.

BRASIL.. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC/CNE, 2013. Contido em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 19 Mar. 2022.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Contido em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/fortaleza/panorama. Acesso em 21 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996 Contido em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 20 Mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Contido em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/geografia.pdf. Acesso em: 26 Dez. 2022.

CAVALCANTI. L. S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de

geografia para a vida urbana contemporânea. Campinas, S.P: Papirus, 2010.

CARLOS, A. F. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 2007.

CASTRO, I. E; GOMES, P. C. da C. CORRÊA, R. L. (org.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

CASTROGIOVANNI, A.C. CALLAI, H. C. KAERCHER, N.A. (Org.) Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009.

CEARÁ. Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Documento curricular referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUCCE, 2019.

CLAUDINO, S. Escola, Educação geográfica e cidadania territorial. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, v. 9, n. 494, 2014. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/ ScriptaNova/article/view/14971. Acesso em: 06 ago. 2018.

DAMIANI, A. L. A Geografia e a construção da cidadania. In: CARLOS, Ana Fani. A. (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. p. 50-61.

GALIAN, C.V.A. Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 44(153) p.648-669. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2812. Acesso em 23 Dez. 2022.

GUARÁ, I. M. F. R. Educação e desenvolvimento integral; articulando saberes na escola e além da escola. Em aberto, Brasília, v. 22, n.80, p.65-81, abr. 2009.

RANIERI, N. B. S. O direito à educação e o pleno exercício da cidadania. ComCiência, Campinas, n. 111, 2009. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542009000700008&lng=es&nrm=iso. Acesso em 22 Dez. 2022.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1998.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6ª edição. São Paulo: Edusp, 2008.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

BASÍLIO, Edvar Ferreira; ARAÚJO, Raimundo Lenilde de; OLIVEIRA, Alexandra Maria de. Geografia, educação e cidadania: qual cidadania nos interessa?. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14830, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14830. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14830. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.