Os desafios na implementação da política de educação em tempo integral no estado de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17878

Palavras-chave:

Educação em Tempo Integral., Programa Alagoano de Ensino Integral., Educação pública alagoana.

Resumo

A discussão sobre a educação em tempo integral está presente em diferentes esferas da política educacional. O objetivo do artigo foi apresentar os desafios vivenciados pelos atores escolares para a implementação do Programa Alagoano de Ensino Integral e os desdobramentos da política para a efetivação do direito à educação em tempo integral. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo como método, o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com dez atores que vivenciaram o processo de implementação do programa. Como principais resultados, os participantes da pesquisa destacaram que os desafios para a implementação do programa foram: o entendimento da política entre os atores da escola; a permanência dos estudantes na escola; a atualização de materiais didático-pedagógicos; e, por fim, os recursos financeiros e humanos.

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Biografia do Autor

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação.  Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Pedagogo (UFAL).

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

SILVA, Alex Vieira da; SANTOS, Inalda Maria dos. Os desafios na implementação da política de educação em tempo integral no estado de Alagoas. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17878, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17878. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17878. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

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