Modos de aprender e ensinar no período pandêmico
entre desafios e aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18010Palavras-chave:
Pandemia, Educação, Ruralidade, Desafios, AprendizagensResumo
Pretende-se discutir sobre as estratégias de ensino desenvolvidas pelas(os) professoras(os) e disponibilizadas às(aos) estudantes das escolas de comunidades rurais, naquele contexto de aprender a ensinar em tempos de pandemia em comunidades rurais, do município de Alagoinhas, BA. O recorte de dados coletados faz parte do período de 2020/2021 com professores que ministraram aulas em comunidades rurais, de forma remota. A coleta de dado foi feita a partir de entrevistas com grupo focal composto por sete profissionais da educação pública do município. Como base teórica para construção utilizamos: Isabel Solé (1998), Fernando Calderón e Manuel Castells (2021), Pereira (2008/2021), Santos (2010) e Freire (2002), além de outros. Ao analisar os dados, observa-se que os professores colaboradores da pesquisa demonstraram sempre seu esforço e força de vontade em aprender a ensinar com os novos desafios impostos pela pandemia, envolvidos com toda a situação e preocupação com as crianças e o processo de aprendizagem.
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