Contribuições teóricas da Teoria de Aprendizagem Significativa e do ensino por meio da resolução de problemas para qualificar o processo de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p125-140

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Resolução de problemas, Confluências

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos princípios da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e suas possíveis correlações com a Resolução de Problemas enquanto estratégia didática. O objetivo deste estudo foi identificar confluências entre a teoria e o método de ensino, a partir da análise dos pressupostos que os caracterizam. Constataram-se aspectos similares e complementares que possuem potencial para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem: ambas as propostas são fundamentadas no protagonismo do estudante e o entendem propulsor do seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. Além disso, o método de resolução de problemas requer do aprendiz, além de conhecimentos, habilidades e competências que são princípios da Aprendizagem Significativa. Conclui-se, portanto, que é neles que a estratégia didática conflui com a teoria: na necessidade da predisposição em aprender, na utilização de material potencialmente significativo, nos subsunçores e na interação de conhecimentos.

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Biografia do Autor

Cassiano Scott Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2012). Professor da rede municipal de Bom Princípio, ministrando a disciplina de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.

Thaísa Jacintho Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuando na Faculdade de Matemática e como professora permanente do programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra, ensino de matemática, tecnologias e educação matemática

Isolda Gianni de Lima, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Isolda Gianni de Lima é professora doutora em Informática na Educação e mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul. Atua na Universidade de Caxias do Sul como professora de Matemática nos cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática. No pós-graduação, é professora e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática nas linhas Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática e Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática. Integra o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento: Ambientes de Aprendizagem na Educação Superior: Docência, Tecnologia e Educação a Distância, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática e de Informática Educativa, em temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática, a aplicações da Matemática na Engenharia e à utilização de recursos tecnológicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Integra as equipes dos projetos Engenheiro do Futuro e UCS-Promopetro: Novos desafios para o Engenheiro do Futuro, vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento: Ensino de Ciências Exatas e Tecnologia, da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

SCOTT PUHL, Cassiano; MÜLLER, Thaísa Jacintho; LIMA, Isolda Gianni de. Contribuições teóricas da Teoria de Aprendizagem Significativa e do ensino por meio da resolução de problemas para qualificar o processo de ensino. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 125–140, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p125-140. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7694. Acesso em: 24 nov. 2024.

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