A Cidade Educadora para a Educação Cidadã

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DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p459-476

Palavras-chave:

Cidade Educadora, Educação Cidadã, Cidadania.

Resumo

Este trabalho apresenta um arcabouço teórico sobre a ideia de Cidade Educadora e suas bases conceituais apresentadas por Bernet (1997), Faure (1973) e Villar (2001), aproximando-os a outros teóricos que combinam cidade/território-educação. Em seguida são expostos os princípios da Carta das Cidades Educadoras, documento formulado pela Associação Internacional de Cidade Educadora - AICE em 1990, dando início ao debate sobre quais ações e/ou projetos devem ser realizados para que uma Cidade seja caracterizada como Educadora. Complementa a discussão com Freire (2001; 2002, 2003, 2006), Gadotti e Padilha (2004) que apresentam as propostas de Cidade Educadora para o Brasil, juntamente com os dois conceitos que fundamentam o seu arcabouço principiológico: cidadania e participação, em vistas à Educação Cidadã. Assim, numa perspectiva metodológica qualitativa, de cunho procedimental bibliográfico-conceitual, articula o eixo educacional com o político e de planejamento estratégico urbano ao modelo de cidade aprendiz e aprendente.

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Biografia do Autor

Aparecida Luzia Alzira Zuin, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Realizou estágio de pós-doutoramento na Università del Salento, Facoltà di Giurisprudenza (Filosofia del Diritto), Dipartmento di Studi Giuridici (ricerca presso il Centro di Studi sul Rischio), Lecce - Itália, sob a supervisão do Prof. Dr. Raffaele De Giorgi. Tem Pós-Doutorado em Direito, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Área de concentração: Direito da Cidade; Linha de pesquisa: Políticas Públicas Urbanas. Pós-Doutora em Estudos Culturais (linha de pesquisa: Imaginários Urbanos), pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Pós-Doutorado na linha de Cultura e Desenvolvimento, pela UFRJ-RJ. Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora Associada/Permanente e supervisora de pós-doutorado no PACC-UFRJ. Profª do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - Unir/Emeron(TJ-RO). Profª. do Mestrado Acadêmico em Educação-UNIR (disciplina: Educação, Comunicação e Mediação). Possui graduação Licenciatura em Economia e Mercado; Graduação em Letras. Líder do Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Amazônia - CEJAM/UNIR. Coordenadora de Pesquisa do Depto. de Ciências Jurídicas (DCJ-UNIR). Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Jornalismo - GESJOR/UNIR. Associada ao Centro di Studio sul Rischio, Università del Salento, Lecce, Itália. Coordena no Brasil La Red de Investigación Estudios Organizacionales en América Latina, el Caribe e Iberoamérica (REOALCeI). Filiada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Filiada ao Conselho Nacional de Pesquisas e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Consultora Ad-hoc CAPES - na área de Comunicação. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - ABCIBER. É membro do Grupo de Pesquisa MEDIAÇÃO - Comunicação e Semiótica, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Membro do Núcleo de Pesquisas em Semiótica da Amazônia -NUPS/UFRR. Pesquisadora atuando, principalmente, nas seguintes áreas: Direito da Cidade (Políticas Públicas Urbanas, Cidade como lugar da efetivação dos Direitos Humanos ); Educação (Cidades Educadoras; Gestão, Estado e Ações Afirmativas); Comunicação socioambiental (Cidades Sustentáveis, consumo, mercado); Comunicação e Semiótica (Cultura Contemporânea; Semiótica Jurídica; Mídia, Redes Sociais (esfera pública e esfera privada na Internet)

Mariana Lira Dias, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestranda em Educação na linha de Políticas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Rondônia, Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Integradas Aparício Carvalho (2016). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: plano diretor participativo, cidades educadoras e cidadania.

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

ZUIN, Aparecida Luzia Alzira; DIAS, Mariana Lira. A Cidade Educadora para a Educação Cidadã. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 459–476, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p459-476. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8159. Acesso em: 16 set. 2024.

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