v. 13 (2021): Número Especial 2

					Visualizar v. 13 (2021): Número Especial 2

Revista Debates em Educação | v. 13, Número Especial 2 (2021)

Dossiê "Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendimento sobre formar e ser professor"

Publicado: 2021-11-30

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Inalda Maria dos Santos
    i-ix
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2pi-ix
  • Apresentação – Dossiê “Formação docente em química: foco e intersecções para ampliar o entendimento sobre formar e ser professor"

    Irene Cristina de Mello, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Graziele Borges de Oliveira Pena
    x-xvii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2px-xvii

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

  • Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas

    Pedro Reis , Mónica Baptista, Luís Tinoca, Elisabete Linhares
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21
  • Formação de professores de química com foco na equidade educacional conceitos, cenários e perspectivas

    Amadeu Moura Bego , Tarso Bortolucci Ferrari, Victor M. Pereira Júnior
    22-48
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p22-48
  • Formação de professores de química relações entre o campo educacional, tecnológico e econômico

    Nyuara Araújo da Silva Mesquita , Kenia Cristina Moura de Oliveira Silva
    49-65
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p49-65
  • Construção da identidade docente nuances que se revelam em projetos pedagógicos para formação de professores de química

    Christina Vargas Miranda e Carvalho , Sandra Cristina Marquez, Hélder Eterno da Silveira
    66-86
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p66-86
  • A docência e a formação do estudante em produções científicas que tematizam a pesquisa como princípio educativo

    Laís Basso , Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Nei Jairo Fonseca dos Santos Júnior
    87-102
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p87-102
  • A ‘emergência’ das pesquisas sobre o início da carreira docente em química

    Graziele Borges de Oliveira Pena, Thiago Henrique Barnabé Corrêa
    103-127
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p103-127
  • Identidade e subjetividade individual e social na docência caminhos de reorientação epistemológica

    Felicio Guilardi Junior , Irene Cristina de Mello
    128-149
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p128-149
  • Humanizar a educação em química? significados e espaços formativos

    Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira , Bruna Adriane Fary , Alexandre Luiz Polizel
    150-170
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p150-170
  • Química ancestral africana

    Nicéa Quintino Amauro , Gustavo Henrique Costa da Silva
    171-185
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p171-185
  • Prováveis modelos de átomos, um quarto de século depois

    Attico Inácio Chassot , Uiara Mendes Ferraz de Pinho , Leilane Andressa Bicho de Oliveira
    186-215
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p186-215
  • Química e arte no processo de curadoria educacional

    Tatiana Zarichta Nichele Eichler , Marcelo Leandro Eichler
    216-243
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p216-243
  • Pesquisas sobre as tecnologias digitais no ensino de química

    Bruno Silva Leite
    244-269
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p244-269
  • Diálogo de saberes, trabalho de tradução e intercientificidade intersecções possíveis no ensino de química

    Ramon de Oliveira Santana , Wesley Pereira da Silva, Gerson de Souza Mol
    270-288
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p270-288
  • Concepções teóricas/ epistemológicas do jogo e a epistemologia genética de Jean Piaget delineamentos para um ensino de química lúdico

    Márlon Herbert Flora Barbosa Soares , Felipe Augusto de Melo Rezende
    289-305
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p289-305
  • O gás hilariante, a máscara do coringa e a comédia combativa o humor na formação do professor de química

    Hélio da Silva Messeder Neto
    306-330
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p306-330

Artigos

  • Crianças em avaliação e (re)organização de escola

    Ivo José Both, Neusa Aparecida Radeck
    331-347
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p331-347
  • Consciência negra e luta leituras e reflexões acerca do dia 20 de novembro nas escolas de educação básica

    Ruimar Nunes De Sousa, Francisca Raquel da Costa
    348-364
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p348-364
  • A extensão universitária no currículo de cursos de graduação e contextos emergentes

    Gabriela Paim Rosso, Marilene Gabriel Dalla Corte
    365-388
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p365-388
  • Atuação do setor privado na gestão e organização da educação infantil em municípios na região sul da Bahia

    Emilia Peixoto Vieira, Andréia Ferreira da Silva, Luciana Sedano
    389-411
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p389-411
  • As composições de grupo entre jovens do ensino médio socializações, identidades e as questões de gênero

    Wesley Piante Chotolli, Ana Paula Leivar Brancaleoni
    412-437
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p412-437
  • A língua inglesa no escopo dos multiletramentos do ensino superior militar

    Arlindo José de Barros Junior, João Freire Junior, Juliana Marcondes Bussolotti
    438-452
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p438-452
  • Aprendizagem baseada em projetos possibilidades para a educação em saúde no contexto escolar

    Karla Mendonça Menezes, Vanessa Candito, Carolina Braz Carlan Rodrigues
    453-464
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p453-464
  • Qualificação profissional ampliada no trabalho associado

    Maria Clara Bueno Fischer, Betânia Cordeiro
    465-488
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p465-488
  • Escola pública e professor indícios de representações sociais de universitários matriculados em cursos de alta seletividade

    Laeda Bezerra Machado, Maria Isabel Francisco da Silva
    489-511
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p489-511
  • Gestão escolar e competências gerenciais um estudo em instituição pública de ensino

    André Luis da Silva, Almir Martins Vieira, José Alberto Carvalho dos Santos Claro
    512-533
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p512-533
  • A educação e suas teorizações

    Renan Antônio da Silva, Pedro Demo, Felipe Freitas de Araújo Alves
    534-554
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p534-554
  • Desatando o “nó górdio” na educação ambiental crítica por meio da dissipação das brumas do pensamento complexo moriniano

    Luanne Michella Bispo Nascimento, Maria Inêz Oliveira Araújo
    555-570
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p555-570
  • O trabalho pedagógico como aspecto nuclear da formação inicial em educação física encaminhamentos a partir de uma pesquisa-ação

    Ivan Carlos Bagnara, Paulo Evaldo Fensterseifer, Sidinei Pithan da Silva
    571-597
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p571-597
  • Representações de pobreza e desigualdade social entre estudantes do ensino médio

    Sonia Bessa, Maria Belintane Fermiano
    598-622
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p598-622
  • Narrativas socioeducativas a educação superior e o empoderamento feminino

    Valéria Rezende Freitas Barros, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Georgiana Luna Batinga
    623-641
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p623-641
  • Os MOOCS como possibilidade para internacionalização da educação superior em casa

    Karen Graziela Weber Machado, Pricila Kohls dos Santos
    642-667
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p642-667
  • A crônica e a prática escolar da leitura no ensino médio

    Sandra Araujo Lima Cavalcante, Maria Inez Matoso Silveira
    668-692
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p668-692
  • Discursos do sujeito coletivo sobre formação e políticas públicas

    Valdemir Bezerra da Silva, Janaína da Silva Gonçalves Fernandes
    693-708
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p693-708
  • Espiritualidade e resiliência na prática das coordenadoras pedagógicas de Ibitiara-BA

    Romário Silva Jorge, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Tatyanne Gomes Marques
    709-729
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p709-729
  • A percepção do professor sobre a abordagem das tecnologias na sua trajetória formativa e profissional

    Cazimiro de Sousa Campos, Francisca Vilani de Souza, Emanuel Neto Alves de Oliveira, Márcia Mychelle Nogueira Nascimento
    730-753
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p730-753
  • Lesson study no Brasil uma década de produções acadêmicas sobre profissão e formação docente

    Herlison Nunes de Oliveira, Nilton Hitotuzi, Kátia Lais Schwade
    754-777
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p754-777
  • Indicadores da alfabetização científica de estudantes concluintes do ensino médio no sul do Brasil

    Guilherme Hammarstrom Dobler, Maria Cristina Pansera de Araújo, Vidica Bianchi
    778-794
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p778-794
  • Antecedentes do ganho de aprendizagem na educação superior evidências empíricas para os cursos de administração no Brasil

    Andressa Amaral de Azevedo, Antonio Carvalho Neto
    795-815
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p795-815
  • Desenvolvimento e avaliação de casos para o ensino de mecanismo de reação

    Kellyn Maria Nebesnik, Elisa Aguayo da Rosa
    816-841
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p816-841
  • Pedagogias alternativas e formação docente cinema e desconstruções essencialistas das sexualidades

    Angela Maria Monteiro da Motta Pires, Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Laura Tereza Nogueira Mariano
    842-860
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p842-860
  • Recontextualização do ProInfo na atuação dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Mossoró-RN

    Maquezia Emília de Morais, Maria Edgleuma de Andrade
    861-877
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p861-877
  • Uma cultura de diálogo em aulas de química argumentações sobre suplementação alimentar

    Joanna de Paoli, Patrícia Fernandes Lootens Machado
    878-905
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p878-905