e-ISSN: 2317-9945 | ISSN: 0103-6858
Ao se comunicar, o usuário da língua constrói o seu dizer guiado por um objetivo e visando o seu interlocutor. Assim, o leitor presumido é um fenômeno considerado como condição necessária para que um texto seja desenvolvido. Baseado nos estudos de base sociorretórica, objetivamos analisar a construção do leitor presumido em rótulos de embalagens de produtos capilares. Para tanto, nos apoiaremos em Bazerman (2006), Miller (2009 [1984]), Koch (2016), Bakhtin (2003 [1979]; 2006) e Souza (2008). Esta pesquisa possui um corpus composto por dois rótulos de embalagens de produtos para cabelos cacheados e, para uma melhor compreensão do contexto histórico, cultural e social desse gênero, apoia-se ainda em alguns dados do Dossiê BrandLab: A Revolução dos Cachos e do Caderno de tendências 2019–2020 da ABIHPEC e SEBRAE, coletados na internet. As análises revelam que o leitor presumido dos rótulos de embalagens de produtos para cabelos cacheados produzidos no contexto contemporâneo, em sua grande maioria, faz parte de um público feminino jovem que está conectado à internet e às redes sociais e é tratado com intimidade pelo produtor do texto. Concluímos que esse gênero se configura como registros históricos de valores culturais e ideológicos da contemporaneidade, perceptíveis na dinâmica locutor/interlocutor.
Felipe Augusto de Sousa Sobrinho, Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Docência do Ensino Superior (2014). Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura (2017). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2020). Professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
Maria Eliana Ferreira Fernandes, Prefeitura Municipal de Teresina (SEMEC)
Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2008). É especialista em Docência do Ensino Superior. Atualmente é professora de língua portuguesa da Prefeitura Municipal de Teresina. Mestre em Letras pelo Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí, área de concentração: Linguagem e Cultura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.