Uma análise do leitor presumido em rótulos de embalagens de produtos capilares

Felipe Augusto de Sousa Sobrinho
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Maria Eliana Ferreira Fernandes
Prefeitura Municipal de Teresina (SEMEC)

Palavras-chave: Estudos Retóricos de Gêneros. Leitor Presumido. Gênero rótulos de embalagens .

Resumo

Ao se comunicar, o usuário da língua constrói o seu dizer guiado por um objetivo e visando o seu interlocutor. Assim, o leitor presumido é um fenômeno considerado como condição necessária para que um texto seja desenvolvido. Baseado nos estudos de base sociorretórica, objetivamos analisar a construção do leitor presumido em rótulos de embalagens de produtos capilares. Para tanto, nos apoiaremos em Bazerman (2006), Miller (2009 [1984]), Koch (2016), Bakhtin (2003 [1979]; 2006) e Souza (2008). Esta pesquisa possui um corpus composto por dois rótulos de embalagens de produtos para cabelos cacheados e, para uma melhor compreensão do contexto histórico, cultural e social desse gênero, apoia-se ainda em alguns dados do Dossiê BrandLab: A Revolução dos Cachos e do Caderno de tendências 2019–2020 da ABIHPEC e SEBRAE, coletados na internet. As análises revelam que o leitor presumido dos rótulos de embalagens de produtos para cabelos cacheados produzidos no contexto contemporâneo, em sua grande maioria, faz parte de um público feminino jovem que está conectado à internet e às redes sociais e é tratado com intimidade pelo produtor do texto. Concluímos que esse gênero se configura como registros históricos de valores culturais e ideológicos da contemporaneidade, perceptíveis na dinâmica locutor/interlocutor.

 

Biografia(s)

Felipe Augusto de Sousa Sobrinho, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Docência do Ensino Superior (2014). Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura (2017). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2020). Professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Maria Eliana Ferreira Fernandes, Prefeitura Municipal de Teresina (SEMEC)

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2008). É especialista em Docência do Ensino Superior. Atualmente é professora de língua portuguesa da Prefeitura Municipal de Teresina. Mestre em Letras pelo Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí, área de concentração: Linguagem e Cultura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Como Citar

SOBRINHO, F. A. de S.; FERNANDES, M. E. F. Uma análise do leitor presumido em rótulos de embalagens de produtos capilares. Leitura, [S. l.], n. 66, p. 130–145, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202066.130-145. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10501. Acesso em: 10 dez. 2023.

Licença

Copyright (c) 2020 Leitura