Uma análise do leitor presumido em rótulos de embalagens de produtos capilares
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202066.130-145Parole chiave:
Estudos Retóricos de Gêneros. Leitor Presumido. Gênero rótulos de embalagensAbstract
Ao se comunicar, o usuário da língua constrói o seu dizer guiado por um objetivo e visando o seu interlocutor. Assim, o leitor presumido é um fenômeno considerado como condição necessária para que um texto seja desenvolvido. Baseado nos estudos de base sociorretórica, objetivamos analisar a construção do leitor presumido em rótulos de embalagens de produtos capilares. Para tanto, nos apoiaremos em Bazerman (2006), Miller (2009 [1984]), Koch (2016), Bakhtin (2003 [1979]; 2006) e Souza (2008). Esta pesquisa possui um corpus composto por dois rótulos de embalagens de produtos para cabelos cacheados e, para uma melhor compreensão do contexto histórico, cultural e social desse gênero, apoia-se ainda em alguns dados do Dossiê BrandLab: A Revolução dos Cachos e do Caderno de tendências 2019–2020 da ABIHPEC e SEBRAE, coletados na internet. As análises revelam que o leitor presumido dos rótulos de embalagens de produtos para cabelos cacheados produzidos no contexto contemporâneo, em sua grande maioria, faz parte de um público feminino jovem que está conectado à internet e às redes sociais e é tratado com intimidade pelo produtor do texto. Concluímos que esse gênero se configura como registros históricos de valores culturais e ideológicos da contemporaneidade, perceptíveis na dinâmica locutor/interlocutor.