A argumentação em produções textuais de alunos de língua espanhola de um projeto de extensão universitária

Autores

  • Quiterio Danillo Silva Feitosa Universidade Federal de Alagoas
  • Flávia Colen Meniconi Universidade Federal de Alagoas
  • Sérgio Ifa

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202064.106-119

Palavras-chave:

Escrita como processo. Língua espanhola. Projeto de extensão. Argumentação

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento da escrita em língua espanhola dos alunos que estudam o idioma no projeto Casas de Cultura no Campus (CCC), mais precisamente, alunos dos níveis iniciais do idioma. Por meio do trabalho com a escrita como processo, buscamos investigar o ensino-aprendizagem da escrita de artigos de opinião no idioma espanhol. Para tanto, foi necessário o desenvolvimento de um trabalho didático pensado e organizado com base nas seguintes perguntas de pesquisa: (1) Em que medida um trabalho didático direcionado para o ensino da escrita como processo pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de produzir textos argumentativos em língua espanhola?; (2) Como os alunos participantes da pesquisa vivenciam e percebem a experiência de produzir textos a partir do trabalho didático desenvolvido? Entrevistas realizadas na fase inicial da pesquisa e produções escritas de alunos de espanhol desenvolvidas ao longo do trabalho didático serviram como corpus de análise. Ao final desta investigação, embasada nas teorias da linguística textual (BAZERMAN, 2006, 2015; ANTUNES, 2010) e da argumentação e retórica (ABREU, 2004; REBOUL, 1998), pôde ser constatado que um trabalho didático voltado para um ensino sistematizado pode proporcionar ao estudante, bem como ao professor envolvido no fazer pedagógico, um bom desempenho no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da escrita de textos argumentativos.

 

The argumentation in texts written by students of Spanish language from a universitarian extension project

This study aimed to contribute to the development of writing skills of the students in the beginner’s level of Spanish language from the Casas de Cultura no Campus (CCC) project. Through the work with writing understood as a process, this research sought to investigate the teaching-learning process of writing opinion articles in the Spanish language. To that end, it was necessary to develop an organized didactic work based on the following research questions: (1) to what extent can a didactic work directed to the teaching of writing as process contribute to the development of argumentative writing in Spanish language?; (2) How do the participating students experience and understand the writing of texts during the didactic work? Initial interviews and students’ written productions were analyzed. The theoretical underpinnings were the theories of text linguistics (BAZERMAN, 2006, 2015; ANTUNES, 2010) and argumentation and rhetorics (ABREU, 2004; REBOUL, 1998). The results show that the didactic work developed was successful because it promoted a good performance in the writing of argumentative texts.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2020n64p106-119

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Quiterio Danillo Silva Feitosa, Universidade Federal de Alagoas

Graduando pela Univerisdade Federal de Alagoas.

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Estudos Linguísticos (UFMG), Doutora em Línguística (UFAL) e Professora Adjunta do Curso de Letras/Espanhol (Fale/Ufal).

Sérgio Ifa

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor associado de inglês no curso de Letras Inglês e pertence à linha Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL), da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

FEITOSA, Quiterio Danillo Silva; MENICONI, Flávia Colen; IFA, Sérgio. A argumentação em produções textuais de alunos de língua espanhola de um projeto de extensão universitária. Revista Leitura, [S. l.], n. 64, p. 106–119, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.202064.106-119. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/8148. Acesso em: 20 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.