Usos da língua em sala de aula: poema e relatos de memória como práticas de letramentos literários no PIBID-língua portuguesa-UFAL-Campus do Sertão

Authors

  • Márcio Ferreira Silva Universidade Federal de Alagoas-UFAL
  • Herlanne Nayara do Nascimento Santana Universidade Federal de São João Del-Rei

Keywords:

Linguagens. Usos. Letramento. Poema. Relatos de memória

Abstract

The Portuguese language classroom is certainly a space for language acquisition, which is why this article aims to present an experience report from the PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, of the Letters-Portuguese Language course at the Universidade Federal de Alagoas - Sertão Campus, between 2016 and 2018. The methodological paths followed the thinking of Antunes (2002), when the author proposes the real uses of language. In this way, it was proposed that the teaching of textual genres should follow the social and cultural parameters of the students, so that they would have contact with various genres, such as the poem and memory stories. The focus of the practice is on the use of the poem and the memory stories because, following the thinking of Kleiman (1995) and Cosson (2016), literary literacy imposes a relationship between reading and writing as reflective practices of language use. Based on the questionnaire and the results of the research, a diagnostic survey was also carried out in order to recognise the literary reading field of the 1st year A and B students at the Escola Watson Clementino de Gusmão Silva in Delmiro Gouveia - AL, as well as the production of poetic texts and memory stories.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcio Ferreira Silva, Universidade Federal de Alagoas-UFAL

Doutor em Literatura Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Professor do curso de Letras, da Ufal-Campus do Sertão, Delmiro Gouveia, Alagoas. Coordenador do Curso de Letras, Campus do Sertão. Coordenador do NELA-Núcleo de Estudos em Literatura Alagoas.

Herlanne Nayara do Nascimento Santana , Universidade Federal de São João Del-Rei

Licenciada em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus do Sertão, em 2019. Mestranda pela Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa "Memória e identidade cultural", da Universidade Federal de São João Del-Rei, em Minas Gerais, desde 2022. 

References

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, Irandé. Língua, gêneros textuais e ensino: considerações teóricas e implicações pedagógicas. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação – v. 20, n 1. Florianópolis, 2002. 65-75.

BARROSO, T. Gênero Textual como Objeto de Ensino: Uma Proposta de Didatização de Gêneros do Argumentar. SIGNUM: Estudos Linguísticos, N.14. V. 2, p. 135-156. UEL/Londrina, 2011.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Portaria Nº 72, de 9 de abril de 2010. Disponível em:< http://www.capes.gov.br/>. Acesso de setembro de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: fev. 2019.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC, 1997.

BRASIL/MEC/CAPES. Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. 2018.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, Rildo & SOUZA, Renata Junqueira de. Letramento Literário: uma proposta para a sala de aula. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf> Acesso em 22 de março de 2019.

COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In.: Literatura: ensino fundamental. Coordenação: Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, (Coleção Explorando o Ensino; v. 20), 2010. p. 55 – 68.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

GERALDI, João Wanderley; ALMEIDA, Milton José, et. al. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.

IVO, Lêdo. A mudança. In.: Poesia completa (1940-2004). Rio de Janeiro: Topbooks, 2004, p. 1027.

KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, Coleção Letramento, Educação e Sociedade, 1995.

MACHADO. A. P. Do significado da escrita da matemática na prática de ensinar e no processo de aprendizagem a partir do discurso de professores. Rio Claro, 2003. 291 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista

MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.B.; BEZERRA, M.A. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MORAES, Jonilson Pinheiro. O letramento literário: O incentivo à leitura, à interpretação e produção do texto literário por meio de uma sequência básica. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2014_1434479140.pdf > Acesso em 22 de março de 2019.

ROCHA, Luciana Lins. Letramentos queer na escolar pública: performativizando uma pesquisa-ação. In: Anais do III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. UNICAMP. p. 1-14, 2012.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: Leitura de Literatura na Escola. Maria Amélia Dalvi, Neide de Luzia Rezende, Rita Jover-Faleiros, orgs.- São Paulo, SP: Parábola, 2013.

SANTOS FILHO, Ismar Inácio dos, et. al. Conversas e Escritas: Relatos de memória na/sobre a escola. [Ebook] Delmiro Gouveia - AL, 2018

SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da Teoria Literária à prática escolar. Disponível em: <http://www.pgletras.com.br/Anais-30-Anos/Docs/Artigos/5.%20Melhores%20teses%20e%20disserta%C3%A7%C3%B5es/5.2_Ivanda.pdf> Acesso em 22 de março de 2019.

SILVA, Themis Rondão Barbosa da Costa. Pedagogia dos multiletramentos: principais proposições metodológicas e pesquisas no âmbito nacional. Letras, [S.l.], n. 52, p. 11, jun. 2016. ISSN 2176-1485. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/25319>. Acesso em 10 de setembro de 2018.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 2014.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VILELA, Arriete. Poema 14. In.: Obra poética reunida. Macéió: Poligraf, 2009

Published

2024-12-14

How to Cite

SILVA, Márcio Ferreira; NAYARA DO NASCIMENTO SANTANA , Herlanne. Usos da língua em sala de aula: poema e relatos de memória como práticas de letramentos literários no PIBID-língua portuguesa-UFAL-Campus do Sertão. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 8–28, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17750. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.