Curadoria e letramentos na formação (CLeF): chaves para a seleção crítica de material digital na educação linguística
Keywords:
Curadoria digital, Letramentos, Translinguagem, Educação LinguísticaAbstract
O grupo de pesquisa CLeF - Curadoria e Letramentos na Formação foi vinculado, entre 2022 e 2024, à Universidade Federal do Piauí. Reuniu investigações interessadas em explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de materiais digitais para a educação linguística (Araújo, 2019; Beviláqua et al, 2021). Para o desenvolvimento de seus trabalhos, teve como ponto de partida a constatação de que o apagamento da criticidade e da colonialidade da linguagem (Veronelli; Daitch, 2021) nas práticas curatoriais interfere no desenho didático ético e estético (Rocha, 2019) de atividades didáticas desenvolvidas por professores/as de línguas em formação e em serviço. Neste artigo, apresentam-se, então, os resultados das pesquisas realizadas pelo grupo que, ancoradas no campo da Linguística Aplicada, debruçaram-se sobre plataformas, mídias sociais, repositórios de recursos educacionais digitais, bem como sobre materiais produzidos em contextos de acolhimento linguístico e social de pessoas em situação de refúgio. Demonstra-se, por fim, como o legado do CLeF permitiu a ampliação e o aprofundamento dos trabalhos realizados na UFPI em outros contextos de atuação e sob as bases da translinguagem, em sua perspectiva heteroglóssica e interessada em subverter ideologias linguísticas e relações de poder estabelecidas (Poza, 2017).
Downloads
References
AMIEL, T. et al. Recursos Educacionais Abertos: 10 anos de ativismo. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 2, p. 246-258, 2018.
ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva Araújo. Curadoria digital: o importante papel do professor como curador de recursos educacionais digitais. In: FINARDI, Kyria Rebeca et al. (Orgs). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Editora Pontes, 2019, p. 211-239.
BEVILÁQUA, A. F. et al. Princípios de curadoria de recursos digitais em inglês como segunda língua no Elo em nuvem. Ilha Desterro, Florianópolis , v. 74, n. 3, p. 247-268, dez. 2021. https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80087.
BLACKLEDGE, A; CREESE, A. (2017) Translanguaging and the body. International Journal of Multilingualism, 14:3, 250-268, 2017. DOI: 10.1080/14790718.2017.1315809
DESCHAINE, Mark; SHARMA, Sue Ann. A. The five Cs of Digital Curation: supporting twenty-first-century teaching and learning. Insight: A Journal of Scholarly Teaching. [online], v. 10, n. 1, p. 19-24, set 2015.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola, 2016.
ESCHENAUER, S. Le corps translangageant médiateur de sens. TIPA. Travaux interdisciplinaires sur la parole et le langage [En ligne], 36 | 2020, mis en ligne le 01 juin 2020, consulté le 22 mars 2024. URL : http://journals.openedition.org/tipa/3672 ; DOI : https://doi.org/10.4000/tipa.3672
FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
GARCIA, O.; ALVIS, J. The Decoloniality of Language and Translanguaging: Latinx knowledge-production. Journal of Postcolonial Linguistics, 1(2019), 26–40.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2020.
PINHEIRO, P et al. Sentidos sem fronteiras para uma educação linguística transformadora: translinguagem e transposição na era do significado multimodal e mediado digitalmente em tempos pandêmicos. Cadernos De Linguagem e Sociedade, 22(2), 331–352, 2021.
POZA, Luis. (2017). Translanguaging: Definitions, Implications, and Further Needs in Burgeoning Inquiry. Berkeley Review of Education, 6(2). http://dx.doi.org/10.5070/B86110060 Retrieved from https://escholarship.org/uc/item/8k26h2tp
RIBEIRO, Ana Elisa. Educação e tecnologias digitais na pandemia: ciclos da precariedade. Cadernos de Linguística, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e270, 2021. DOI: 10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id270.
RIBEIRO, Ana Elisa. Ciclos da precariedade: revisitando experiências de ensino pandêmicas e além. Cadernos de Linguística, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.25189/2675-4916.2023.v4.n1.id682.
ROCHA, Cláudia Hilsdorf. MOOCs em língua estrangeira: desafios para a construção de ecologias de aprendizagens situadas e transgressivas. In: FINARDI, Kyria Rebeca et al. (Orgs). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Editora Pontes, 2019, v. 1, p. 139-178.
ROCHA, C. H.; MEGALE, A. H.. Translinguagem e seus atravessamentos: da história, dos entendimentos e das possibilidades para decolonizar a educação linguística contemporânea. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 39, n. 2, p. 202339251788, 2023.
STEIN, Sharon et al. Gesturing Towards Decolonial Futures: Reflections on Our Learnings Thus Far. Nordic Journal of Comparative and International Education (NJCIE), 4(1), 43–65, 2020 https://doi.org/10.7577/njcie.3518
TZIRIDES, Anastasia-Olga et al. Generative AI: Implications and Applications for Education. arXiv, 2305.07605, 2023, doi: https://doi.org/10.48550/arXiv.2305.07605.
VERONELLI, G. A.; DAITCH, S. L. Sobre a colonialidade da linguagem. Revista X, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 80-100, fev. 2021. ISSN 1980-0614. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/78169>. Acesso em: 22 mar. 2024. doi:http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78169.
WILLIAMS, C. Arfarniad o dduliau dysgu ac addysgu yng nghyd-destun addysg uwchradd ddwyieithog [An evaluation of teaching and learning methods in the context of bilingual secondary education] (Doctoral thesis). University of Wales, Bangor, 1994.