A inclusão de projetos, de práticas didáticas e de transposição didática na formação docente

Autores/as

  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201860.4-20

Palabras clave:

Formação docente. Pesquisa. Interação verbal

Resumen

Este artigo teve sua origem a partir de práticas cotidianas no ensino de português, por meio de atividades de leitura, oralidade, escrita e gramática, vivenciadas no ensino básico e, posteriormente, na formação de professores de línguas em uma universidade federal do sul do país. As práticas docentes e as pesquisas efetuadas sobre o ensino de língua e a formação desse profissional mostram a necessidade de redimensionar o objeto de estudo/ensino e também o modo de abordá-lo, o que impacta na reformulação dos currículos dos cursos de Letras. Com o objetivo de refletir sobre o tema e apontar caminhos a essa reconstrução, sob uma perspectiva interacionista sociodiscursiva, defendemos a formação de um profissional pesquisador, reflexivo e autônomo. A universidade tem o compromisso de preparar o professor de modo que saiba trabalhar com o gênero textual, abordando-o a partir de diferentes estratégias, desenvolvendo a competência leitora e a capacidade de produzir textos orais e escritos (MARCUSCHI, 2008, 2010; SCHNEUWLY, DOLZ, 2010). Vemos a ênfase à didática e à transposição didática, bem como o estímulo à realização de pesquisas, projetos e o diálogo com o professor em atuação como possibilidades de concretizar as mudanças desejadas.

 

DOI: www.dx.doi.org/10.28998/2317-9945.2018v1n60p4-20

Descargas

Publicado

2018-07-09

Cómo citar

WITTKE, Cleide Inês. A inclusão de projetos, de práticas didáticas e de transposição didática na formação docente. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 4–20, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201860.4-20. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/5259. Acesso em: 25 dic. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.