Utopia indígena: uma abordagem multicultural em aulas de literatura

Autores/as

  • Angela Baraldi Pacheco CEFET/Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200332.153-164

Palabras clave:

Utopia, Índio, Multiculturalismo, O Guarani, José de Alencar, Marcos Terena, Ensino, Literatura

Resumen

O artigo apresenta uma proposta para análise textual que segue a
tendência multiculturalista. Em princípio, o texto discorre sobre questões
teóricas que pretendem esclarecer acerca das concepções que o termo utopia contempla desde a sua criação por Thomas More, passando pela visão dos jesuítas no período colonial e mesmo na literatura romântica, particularmente de José de Alencar. Em seguida, faz-se a análise de textos pertencentes a dois gêneros, uma narrativa ficcional e um discurso político, explorando-se a idéia de exclusão a que se submeteram os índios, em nome de uma utopia. Finalmente, atividades de leitura, em diferentes linguagens como a literatura, o cinema e a música, são sugeridas.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2003v2n32p153-164

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Publicado

2019-03-25

Cómo citar

PACHECO, Angela Baraldi. Utopia indígena: uma abordagem multicultural em aulas de literatura. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 32, p. 153–164, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200332.153-164. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7443. Acesso em: 19 dic. 2024.

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