Sobre a Revista

A revista Leitura é o periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. A revista possui dois números de ISSN: 2317-9945 (on-line) e 0103-6858 (físico), e recebeu, no quadriênio 2017-2020, o qualis A3. Seu objetivo é disseminar a informação científica em suas áreas de abrangência, contribuindo para a construção do conhecimento. 

Anúncios

Chamada para número temático da Revista Leitura

25-03-2025

O número temático “Produção Textual Colaborativa e Atividades Metalinguísticas” foca na produção textual colaborativa e nas atividades metalinguísticas verbalizadas por alunos e professores do Ensino
Fundamental.
https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/announcement/view/292

Data limite para envio de artigos é 26/05/2025.

A compreensão dos processos de escritura em contexto de sala de aula é fundamental para o ensino e a aprendizagem da língua escrita, destacando-se a importância do diálogo entre os atores envolvidos. Este tema explora como alunos e professores interagem durante situações de produção textual colaborativa, iluminando aspectos verbais relacionados ao manuscrito escolar em construção.

Os artigos podem abordar os três eixos indicados abaixo ou ainda algum outro tema relacionado essa proposta.


Eixo 1: Perspectiva histórica dos estudos sobre escrita colaborativa na sala de aula: atividade metalinguística em foco. Este eixo examina a evolução histórica das pesquisas sobre escrita colaborativa no ambiente escolar, com ênfase na atividade metalinguística. Analisa-se como, ao longo do tempo, os estudos têm abordado a verbalização dos diferentes objetos textuais e as múltiplas camadas dos processos de escritura pelos alunos.

Eixo 2: Atividade metalinguística de alunos em processos de escrita colaborativa: abordagens recentes. Neste eixo, exploram-se as abordagens contemporâneas sobre a atividade metalinguística dos estudantes durante a produção textual colaborativa. Investiga-se como os alunos expressam comentários sobre a própria escrita, oferecendo insights valiosos sobre seu conhecimento linguístico, consciência metalinguística e estratégias para solucionar problemas textuais. Essas atividades são cruciais para compreender o desenvolvimento da capacidade de autoavaliação e autorregulação na escrita.

Eixo 3: Papel do professor na produção textual colaborativa: as interações e relações com atividade metalinguística. Este eixo foca no papel do professor durante o processo de escrita colaborativa, examinando como suas intervenções e orientações se relacionam com a atividade metalinguística dos alunos. Analisa-se como o acompanhamento docente influencia o compartilhamento de ideias e a revisão de aspectos linguísticos pelos estudantes durante a linearização do texto.

A produção textual colaborativa oferece uma rica oportunidade para investigar como as falas dos escreventes e do professor interferem no manuscrito em construção. Este número temático visa não apenas ampliar o conhecimento acadêmico sobre produção colaborativa em contexto escolar, mas também
fornecer interpretações que possam otimizar os processos de ensino e aprendizagem da escrita.
Convidamos artigos que discutam pesquisas empíricas, diferentes abordagens metodológicas e análises teóricas que contribuam para uma compreensão mais ampla e profunda desses fenômenos no âmbito educacional, considerando os três eixos propostos ou outros aspectos alinhados com o tema desse número
temático.

Os artigos podem ser enviados em inglês, francês, espanhol ou português.

Organizadores/as:


Eduardo Calil - Universidade Federal de Alagoas
Cristina Felipeto - Universidade Federal de Alagoas
Luís Filipe Barbeiro - Instituto Politécnico de Leiria
Veronique Paolacci - INSPE Jean-Jaùres – Toulouse II

Revista Leitura
(Qualis A3, quadriênio 2017-2020)

 

 

 

Saiba mais sobre Chamada para número temático da Revista Leitura

Edição Atual

v. 1 n. 84 (2025): Linguística e Literatura
					Visualizar v. 1 n. 84 (2025): Linguística e Literatura
Publicado: 30-03-2025

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.01
    01
  • Editorial - Estudos Linguísticos e Literários

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.02-03
    02-03

Sumário

  • Ao ler, cuide-se: uma metodologia experimental de letramento biblioterapêutico para as aulas de português e literatura do ensino básico

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.4-24
    Hilma Ribeiro, Welington Silva Santana de Oliveira
    4-24
  • Diário de campo e observação na pesquisa contemporânea em linguagem

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.25-43
    Jefferson do Carmo Andrade Santos, Paulo Boa Sorte
    25-43
  • Multidirecionamentos discursivos: posicionamentos e embates ideológicos acerca da aprovação do projeto de lei 5167/09

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.44-65
    Paulo Eduardo Ferreira da Silva, Matheus Silva de Souza, William Brenno dos Santos Oliveira, Renata Karolyne Gomes Coutinho
    44-65
  • O discurso do movimento Todos pela educação: educação “real” precária e educação ideal neoliberal

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.66-84
    Edmundo Gasparini, Willian da Cunha Pacheco
    66-84
  • Trilhando percursos fronteiriços: práticas antirracistas nas aulas de língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.85-104
    Natália Luczkiewicz da Silva, Flávia Colen Meniconi
    85-104
  • A colonização na tessitura do Antropoceno: as ponderações de Ailton Krenak.

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.105-121
    Nádia Nara da Silva
    105-121
  • Dialogismo, polifonia e a personagem lírica: entre Bakhtin e a obra “As Ondas” de Virginia Woolf

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.122-137
    Guilherme Völker Roza, Daniela Aparecida Vendamini Zanella
    122-137
  • Literatura infantil na escola de anos iniciais: percepções, desafios e possibilidades de promoção do letramento literário

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.138-157
    Giselle Cristina Smaniotto, Renata Cristina Almeida Oliveira
    138-157
  • A figura das avós em narrativas de Graça Graúna e Eliane Potiguara: transmitindo memórias e fortalecendo a ancestralidade

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.158-177
    Joel Vieira da Silva Filho, Rinah de Araújo Souto
    158-177
  • “Father against Mother” or The Anti-Liberalism

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.178-190
    Elvis Paulo Couto
    178-190
  • A memória na literatura sáfica: analisando Olivia (1949) de Dorothy Strachey

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.191-205
    Mariana de Sousa Loureiro, Kall Lyws Barroso Sales
    191-205
  • Entre o real e o imaginário: modernidade, tradição e o poder do fantástico em A Cabeça do Santo, de Socorro Acioli

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.206-216
    Guilherme Magri, Ricardo Magalhães Bulhões
    206-216
Ver Todas as Edições

Revista do Programa
de Pós-graduação
em Linguística e Literatura

Universidade Federal
de Alagoas