Chamada para número temático da Revista Leitura
O número temático “Produção Textual Colaborativa e Atividades Metalinguísticas” foca na produção textual colaborativa e nas atividades metalinguísticas verbalizadas por alunos e professores do Ensino
Fundamental.
https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/announcement/view/292
Data limite para envio de artigos é 26/05/2025.
A compreensão dos processos de escritura em contexto de sala de aula é fundamental para o ensino e a aprendizagem da língua escrita, destacando-se a importância do diálogo entre os atores envolvidos. Este tema explora como alunos e professores interagem durante situações de produção textual colaborativa, iluminando aspectos verbais relacionados ao manuscrito escolar em construção.
Os artigos podem abordar os três eixos indicados abaixo ou ainda algum outro tema relacionado essa proposta.
Eixo 1: Perspectiva histórica dos estudos sobre escrita colaborativa na sala de aula: atividade metalinguística em foco. Este eixo examina a evolução histórica das pesquisas sobre escrita colaborativa no ambiente escolar, com ênfase na atividade metalinguística. Analisa-se como, ao longo do tempo, os estudos têm abordado a verbalização dos diferentes objetos textuais e as múltiplas camadas dos processos de escritura pelos alunos.
Eixo 2: Atividade metalinguística de alunos em processos de escrita colaborativa: abordagens recentes. Neste eixo, exploram-se as abordagens contemporâneas sobre a atividade metalinguística dos estudantes durante a produção textual colaborativa. Investiga-se como os alunos expressam comentários sobre a própria escrita, oferecendo insights valiosos sobre seu conhecimento linguístico, consciência metalinguística e estratégias para solucionar problemas textuais. Essas atividades são cruciais para compreender o desenvolvimento da capacidade de autoavaliação e autorregulação na escrita.
Eixo 3: Papel do professor na produção textual colaborativa: as interações e relações com atividade metalinguística. Este eixo foca no papel do professor durante o processo de escrita colaborativa, examinando como suas intervenções e orientações se relacionam com a atividade metalinguística dos alunos. Analisa-se como o acompanhamento docente influencia o compartilhamento de ideias e a revisão de aspectos linguísticos pelos estudantes durante a linearização do texto.
A produção textual colaborativa oferece uma rica oportunidade para investigar como as falas dos escreventes e do professor interferem no manuscrito em construção. Este número temático visa não apenas ampliar o conhecimento acadêmico sobre produção colaborativa em contexto escolar, mas também
fornecer interpretações que possam otimizar os processos de ensino e aprendizagem da escrita.
Convidamos artigos que discutam pesquisas empíricas, diferentes abordagens metodológicas e análises teóricas que contribuam para uma compreensão mais ampla e profunda desses fenômenos no âmbito educacional, considerando os três eixos propostos ou outros aspectos alinhados com o tema desse número
temático.
Os artigos podem ser enviados em inglês, francês, espanhol ou português.
Organizadores/as:
Eduardo Calil - Universidade Federal de Alagoas
Cristina Felipeto - Universidade Federal de Alagoas
Luís Filipe Barbeiro - Instituto Politécnico de Leiria
Veronique Paolacci - INSPE Jean-Jaùres – Toulouse II
Revista Leitura
(Qualis A3, quadriênio 2017-2020)
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