(Re)leituras da formação de professores no grupo de pesquisa LET com lentes da contemporaneidade
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Auto-heteroecoformação. Programa Idiomas sem Fronteiras. Abordagem-Hermenêutico-FenomenológicaAbstract
Este manuscrito objetiva apresentar e discutir as reflexões teóricas e metodológicas de um projeto do Grupo de Pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET/FALE/CNPq), que investiga a formação de professores e o ensino de língua inglesa como língua adicional na Universidade XXXX. A base teórica do estudo está na epistemologia da complexidade de Edgar Morin (2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2015), que propõe a integração dos saberes fragmentados e a consideração da imprevisibilidade e instabilidade como constitutivas da vida. Adota-se também o conceito de auto-heteroecoformação de Freire e Leffa (2013), que considera a formação de professores como um processo contínuo. Metodologicamente, a pesquisa utiliza a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) para descrever e interpretar as experiências de formação dos professores em formação inicial (PFI) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). A partir de registros textuais dos PFI, identificaram-se temas como iluminações, auto-imagem e enfrentamento, revelando momentos de descoberta, reflexão e atitudes diante de desafios. Os resultados indicam que a auto-heteroecoformação proporciona uma formação integral dos PFI, que se mostram confiantes e preparados para lidar com a complexidade do ensino contemporâneo. Conclui-se que a articulação entre teoria e prática, mediada pela complexidade, é fundamental para a formação de professores críticos e reflexivos.
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Riferimenti bibliografici
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