Nas (in)definições de livro, leitor e leitura: uma multiplicidade de espaços e sentidos

Autori

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras
  • Dalva de Souza Lobo Universidade federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201556.5-25

Parole chiave:

Livro, leitura, leitor, construção de sentido

Abstract

Este trabalho considera que a palavra escrita ultrapassa a bidimensionalidade do papel ao ser interpretada, mutilada, reencenada e, por vezes, ironicamente esquecida no texto, ou pelas múltiplas leituras que, não raro, são feitas por um mesmo leitor em diferentes momentos de sua história, ou ainda em distintos estados de humor, age em abertura de espaços, outros, na produção de sentidos. O artigo objetiva refletir sobre as representações estabelecidas na relação entre o leitor e a leitura, por intermédio do livro, tecidas a partir de uma rede discursiva que tramita essa tríade. A reflexão apresenta uma aproximação entre diferentes ideias, conceitos ou imagens que insinuam as (in)definições a partir de proposições a respeito do livro enquanto objeto mediador da ação leitora. Para tanto, com base no conceito de obra aberta de Eco, toma-se como fundamento argumentativa a questão da materialidade do livro posta por Chartier, a noção de “rizoma” de Deleuze e Guattarri e a reflexão de experiência descrita por Benjamin e Larrosa.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2015v2n56p5-25

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela FE, da Unicamp.

Profa. do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.

Pubblicato

2016-12-17

Come citare

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; LOBO, Dalva de Souza. Nas (in)definições de livro, leitor e leitura: uma multiplicidade de espaços e sentidos. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 56, p. 5–25, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201556.5-25. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2325. Acesso em: 18 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigo

Articoli simili

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.