Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil
uma discussão a partir dos Estudos Culturais
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p15-32Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Representação, CurrículoResumo
Este artigo insere-se no conjunto de estudos que discutem documentos curriculares voltados para a Educação Infantil, tendo como objetivo discutir as representações de infâncias e crianças propagadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tomando como referencial teórico-metodológico os Estudos Culturais em Educação, de viés pós-estruturalista, empreendeu-se uma análise cultural da parte específica da BNCC sobre Educação Infantil, dialogando com os conceitos de representação, identidade e currículo. Analiticamente operou-se com dois eixos: 1) Crianças protagonistas e 2) Crianças ocultadas na BNCC? Os resultados apontaram que há a reiteração de uma representação de criança ideal que experimenta, brinca e que tem seu desenvolvimento incentivado. Porém, ao mesmo tempo, praticamente não são evidenciadas representações de crianças que escapam a este ideal.
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