Apresentação – Dossiê "Complexidade, tessituras educacionais e poética transdisciplinar"

Autores

  • Maria Dolores Fortes Alves Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Izabel Cristina Petraglia Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
  • Maria José de Pinho Universidade Federal de Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36pi-iii

Palavras-chave:

Transdisciplinariedade, Educação, Complexidade

Resumo

O Dossiê ‘Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar’ tem por objetivo reunir publicações vinculadas a área da educação que dialoguem com a Epistemologia da Complexidade e as obras de Edgar Morin. Pesquisas, problematizações e projetos que apresentem tessituras educacionais e poéticas transdisciplinares por meio de artigos, debates, resenhas e entrevistas (consultar normas da Revista).  A Epistemologia da Complexidade convidou o verbo ‘pensar’ para o desafio de produzir um tipo de ação articuladora, uma vez que ‘pensar complexo’ aponta para o desafio de religar saberes, produzir compreensões multidimensionais sobre o ser humano e a realidade e, assim, impulsionar reformas no estilo de vida do cidadão planetário na Terra-Pátria. A imaginação e a criatividade humana foram desafiadas a construir vias educativas transdisciplinares, sendo estas complementares e coexistentes à abordagem disciplinar e as perspectivas formativas consolidadas.  Edgar Morin nos convida a refletir sobre a formação humana na era planetária, com o desafio paradigmático de promover reforma do pensamento e da ação e, assim, possibilitar a formação de cabeças bem-feitas com potencialidade para ensinar a viver. Aponta sete saberes necessários à educação do presente, do futuro e para a construção de outras vias para a humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

ALVES, Maria Dolores Fortes; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; PETRAGLIA, Izabel Cristina; PINHO, Maria José de. Apresentação – Dossiê "Complexidade, tessituras educacionais e poética transdisciplinar". Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. i-iii, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36pi-iii. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14788. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 88 89 90 91 92 93 94 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.