Work, consciousness and language
ontological fundamentals for the human training of teachers in the health area
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14919Keywords:
Teacher training, Health, Ontological foundationsAbstract
Reflecting on the ontological conception of the human being and contributions to the training of teachers in the health area is the object of this study. The starting point is the training of teachers in the health area with a view to strengthening the SUS.
Downloads
References
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES n. 1133 de 07 de agosto de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União: seção 1E, Brasília, p. 131, 2001c.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Relatório final da 8a Conferência Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 1986.
BRASIL. Lei n. 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União: Brasília, 1990.
BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
DUARTE Newton. A individualidade para si. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 4. ed. São Paulo: Global, 1990.
FIGUEIREDO, Guilherme Assis. A aplicação da didática e dos saberes pedagógicos ao ensino superior. Rev. de Pesquisa e Educação Jurídica, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 18-34. 2018.
FREITAS, Daniel Antunes et al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu), v. 20, n. 1, p. 437-448. 2016.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Marcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. A Teoria do Ensino para o Desenvolvimento Humano e o Planejamento de Ensino. Educativa, v. 19, n. 2, p. 353-387, 2016.
LURIA, Alexander R. A atividade consciente do homem e suas raízes histórico-sociais. In: LURIA, Alexander R. Curso de psicologia geral. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MALANCHEN, Júlia. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2016.
MARTINS, Lígia Márcia. Os fundamentos psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 2, n. 2, p. 130-143, dez. 2013
MARTINS, Lígia Márcia; CARVALHO, Bruna; DANGIÓ, Meire Cristina Santos. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 337-346, maio-ago. 2018.
MEZZALIRA, Daniela et al. Humanização na educação médica no Brasil. Research, Society and Ddevelopment, São Paulo, v. 11, n. 1, p. e57711125337. 2022.
PAIM, Jairnilson Silva. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.
PAIM, Jairnilson Silva. Reforma sanitária e revolução passiva no Brasil. In: PAIM, Jairnilson Silva. Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Salvador: Edufba; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. p. 291-322.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. 6. ed. São Paulo: Summus, 2015.
PEREIRA, Ingrid D’Avilla Freire; LAGES, Itamar. Diretrizes curriculares para a formação de profissionais de saúde: competências ou práxis? Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 319-338. 2013.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.
TEO, Carla Rosane Paz Arruda. Estágio de docência e formação de professores na área da saúde: uma revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, p. e577101119836. 2021.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2017.
VÁZQUEZ, Adolfo Sanches. Filosofia da práxis. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).