A Política Nacional de Alfabetização no movimentun discursivo-ideologico

Autores

  • Jânio Nunes dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14937

Palavras-chave:

Política Nacional de Alfabetização, Formação de Professores alfabetizadores, Ideologia.

Resumo

O presente artigo discute a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA) na relação discursiva entre as esferas oficial e do cotidiano de professores alfabetizadores no que concerne as ideologias. Para tanto, adotou-se para o diálogo a categorias Ideologia Oficial e Ideologia do cotidiano com base na teoria do Círculo de Bakhtin articulada ao Ciclo de Políticas de Ball para tessitura da análise dos enunciados concretos dos professores alfabetizadores no liame da Análise Dialógica Discursiva. Os resultados apontam que a Ideologia Oficial presente no discurso da PNA não é de todo ou tal qual tomada pelos professores enquanto palavra dada, pois, no contexto da prática, o encontro com ideologia do cotidiano faz emergir as palavras criadas.

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

SANTOS, Jânio Nunes dos; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos. A Política Nacional de Alfabetização no movimentun discursivo-ideologico. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14937, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14937. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14937. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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