Representação da universidade e suas funções basilares de ensino, pesquisa e extensão

uma pesquisa colaborativa

Autores

  • Kamilla Ferreira da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Emerson Batista Gomes Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15880

Palavras-chave:

Formação de Professores, Licenciatura em Matemática, Representações Sociais

Resumo

Este texto tem por objetivo enfatizar marcos históricos que caracterizaram o ensino, a pesquisa e a extensão como funções basilares da universidade. A Fundamentação Teórica está alojada na área de interação entre os estudos sobre representações sociais (RS) e as discussões sobre ensino, pesquisa e extensão na Universidade. A Metodologia é caracterizada como pesquisa-ação colaborativa, em uma interface entre Universidade e escola na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Batista Gomes, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa REAMEC - UFMT/UFPA (2014), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará - UFPA /NPADC (2005), Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira - UNIFAHE (2021) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2002). Professor Adjunto do Departamento de Matemática Estatística e Informática da Universidade do Estado do Pará - DMEI-UEPA. Coordenador de Área de Matemática do Residência Pedagógica - UEPA Campus X. Coordena o Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Educação Afro-Brasileira - GCEM-EAB, e é pesquisador dos grupos de pesquisa TRANSFORMAR e GEDIM do PPGECM/UFPA. É Professor Colaborador do PPGECM da UNIFESPA em parceria com a UEPA. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática de Ensino da Matemática, Modelagem Matemática, Matemática para as Ciências Agrárias, História da Matemática e Matemática para as Séries Iniciais. Tem desenvolvido atividades técnicas de Planejamento e Avaliação em Educação Profissional com ênfase em Políticas Públicas, Gestão Governamental e Formação de Professores.

Referências

CHARLE, C.; VERGER, J. História das universidades. São Paulo: Ed. da UNESP, 1996.

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP. Edição do Kindle, 2001.

CUNHA, A. L. A Universidade Crítica: o ensino superior na república populista. São Paulo: Editora UNESP. Edição do Kindle, 2007.

FÁVERO, M. L. de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, PR, n. 28, p. 17-36, 2006.

MACIEL, A. da S. A Universidade e o Princípio de Indissociabilidade Entre Ensino, Pesquisa e Extensão: utopia ou realidade. Rio Branco: Edufac. 2017.

MARTINS, A. C. P. Ensino Superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira, vol. 17, 2002, p. 4-6.

MENDONÇA, A. W. P. C. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação. n.14, Mai./Jun./Jul./Ago. 2000, p. 131-150.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003.

OLIVEIRA, T. Origem e Memória das Universidades Medievais: a preservação de uma instituição educacional. Revista Varia História. Belo Horizonte, MG: v. 23, n. 37, p. 113-129, jan./jun. 2007.

PILETTI, N.; PILETTI, C. História da Educação. 5. Ed. São Paulo: Ática, 1996.

RUBIÃO, A. História da Universidade: Genealogia para um “Modelo Participativo”. Coimbra: Grupo Almeida, 2013.

SOUSA, A. L. L. A história da Extensão universitária. Campinas: Editora Alínea, 2010.

TEIXEIRA, A. Uma perspectiva da educação superior no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.50, n.111, jul./set. 1968. p.21-82.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

SILVA, Kamilla Ferreira da; GOMES, Emerson Batista. Representação da universidade e suas funções basilares de ensino, pesquisa e extensão: uma pesquisa colaborativa. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15880, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15880. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15880. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.