Um homem é um homem

a relação do teatro épico de Bertold Brecht com a produção de afetos na Educação Superior em Direito

Autores

  • Kelly Helena Santos Caldas Universidade Federal de Sergipe
  • Dinamara Garcia Feldens Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15928

Palavras-chave:

Direito e literatura, Ensino jurídico, Corpo sem órgãos

Resumo

O presente trabalho pretende relacionar saberes artísticos e educacionais que são vistos cartesianamente em polos equidistantes. Direito, literatura, educação e teatro são estudados como linhas que se cruzam, se movimentam e criam novas maneiras de se relacionar nas salas de aula do ensino jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Referências

AGUIAR E SILVA, Joana Maria Madeira de. Para uma teoria hermenêutica da justiça:

repercussões jusliterárias no eixo problemático das fontes e da interpretação jurídicas. 2008. 423 f. Tese (Doutorado em Ciências Jurídicas Gerais – Metodologia Jurídica) — Universidade do Minho, Braga, 2008.

BRECHT, Bertold. Diário de Trabalho, volume 1: 1938-1941. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

BRECHT, Bertold. Um homem é um homem (1924-1925). In: BRECHT, Bertold. Teatro completo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v.2.

CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e Literatura. In: FESTER, A. C. Ribeiro (org.). Direitos Humanos e... São Paulo: Brasiliense, 1989.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz; Publifolha, 2000.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. v. 4. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

GONZALEZ, José Calvo. ‘Sair ao outro’: afetividade e justiça em Mineirinho, de Clarice Lispector. Anamorphosis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2016. Disponível em: seer.rdl.org.br/index.php/anamps/article/download/220/pdf_1. Acesso em: 26 maio 2016.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht na Pós-Modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2001.

RESENDE, Catarina. A escrita de um corpo sem órgãos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, p. 65-75, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/SscLsWpBKRyzRPQLZq3mMNQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 abril 2022.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VARGAS, Vagner de Souza; BUSSOLETTI, Denise Marcos. Encontrando Brecht e Marx: um homem é um homem. O Teatro Transcende, Blumenau, v. 21, n. 1, p. 42-52, 2016.

WARAT, Luis Alberto. Introdução geral ao direito: o direito não estudado pela teoria jurídica moderna. Porto Alegre: Safe, 1997.

WARAT, Luis Alberto. Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Florianópolis: Boiteux, 2004.

YONEZAWA, Fernando Hiromi. Só a alegria produz conhecimento: corpo, afeto e aprendizagem ética na leitura deleuzeana de Spinoza. Educação: Teoria e Prática, v. 25, n. 48, p. 186-199, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7406. Acesso em: 15 janeiro 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

CALDAS, Kelly Helena Santos; FELDENS, Dinamara Garcia. Um homem é um homem: a relação do teatro épico de Bertold Brecht com a produção de afetos na Educação Superior em Direito. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15928, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15928. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15928. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.