A leitura no ensino de Ciências

o que dizem os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18249

Palavras-chave:

Leitura, Ensino de Ciências, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

A presente pesquisa buscou discutir sobre as contribuições da leitura de textos no ensino de Ciências, embasadas nas experiências de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, este estudo apresentou uma abordagem qualitativa e se definiu como uma pesquisa do tipo Pesquisa-formação. Além disso, na análise das entrevistas realizadas com os professores, sujeitos da pesquisa, utilizaram-se os procedimentos da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelaram que a leitura de textos, no ensino de Ciências, consistiu num elemento favorável para a aprendizagem dos conhecimentos científicos, bem como para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita para as crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamiris de Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sendo integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, subárea de concentração Pedagogia, pela UFAL. Atualmente, é professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca/AL, atuando como docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi membro do Conselho Editorial da Editus - Editora da UESC. Pesquisadora Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica (PPGE), onde cumpriu a vice coordenação do Colegiado do Programa; e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática; organização da prática pedagógica, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores.

Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alagoas lotado no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Ensino de Ciências nos Anos Iniciais, Alfabetização Científica e Tecnológica e Ensino de Ciências na Educação Infantil. Atua nos programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências e no Doutorado em Ensino (Rede RENOEN). Pesquisador e coordenador de projetos junto ao Núcleo de Execelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL).

Referências

CAFIERO, Delaine. Leitura como processo: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 11. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p.1-20.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino por investigação: as pesquisas que desenvolvemos no LaPEF. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/996. Acesso em: 02 jan. 2024.

HECKLER, Valmir; SILVA, Willian Rubira da. A pesquisa-formação com professores da indagação online. In: SILVA, Willian Rubira da; SILVA, Ivanderson Pereira da; HECKLER, Valmir (org.). Indagação online em temas de física: pesquisa-formação com professores. Maceió : Edufal, 2019. p. 55-78.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. – 15. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

LORENZETTI, Leonir. A promoção e avaliação da alfabetização científica nos anos iniciais. In: VIVEIRO, Alessandra A; MEGID NETO, Jorge (org.). Ensino de Ciências para crianças: fundamentos, práticas e formação de professores. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020. p. 9-26.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio. Belo Horizonte, v. 03, n. 01, p. 45-61, jan./jun. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104. Acesso em: 08 abr. 2023.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Revista e ampliada. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

NEVES, I.C.B.; SOUZA, J.V.; SCHÄFFER, N.O.; GUEDES, P. C.; KLÜSENER, R. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 2006.

NIGRO, Rogério Gonçalves. Textos e leitura na educação em ciências: contribuições para a alfabetização científica em seu sentindo mais fundamental. 2007. 290 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-154033/publico/Rogerio_Goncalves_Nigro.pdf. Acesso em: 09 jan. 2022.

NIGRO, Rogério Gonçalves; TRIVELATO, Silvia L. F. Leitura de textos de Ciências de diferentes gêneros: um olhar cognitivo-processual. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 3, p. 553-573, 2010. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/262. Acesso em: 04 mai. 2024.

NORRIS, Stephen P; PHILLIPS, Linda M. How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science education, v. 87, n. 2, p. 224-240, 2003.

ROMANATTO, Mauro Carlos; VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Alfabetização científica: um direito de aprendizagem. In: BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no ciclo da alfabetização. Caderno 08 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Diorleno; SEDANO, Luciana. Argumentação no Ensino Fundamental em Ciências: o que dizem as pesquisas? Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 366–386, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i3.2625. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2625. Acesso em: 27 set. 2024.

SASSERON, Lúcia Helena. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 41-62.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. esp., p. 49-67, nov. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 nov. 2021.

SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vítor Fabrício. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

SEDANO, Luciana. Compreensão leitora nas aulas de ciências. 2010. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11062010-163229/publico/LUCIANA_SEDANO_DE_SOUZA.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.

SEDANO, Luciana. Ciências e leitura: um encontro possível. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 77 – 92.

SILVA, Arthur Rezende da; MARCELINO, Valéria de Souza. Procedimentos da análise textual discursiva: considerações iniciais. In: SILVA, Arthur Rezende da; MARCELINO, Valéria de Souza (org.). Análise textual discursiva (ATD): teoria na prática. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia Editora, 2022.

SILVA, Tamiris de Almeida; SOUZA, Silvana Paulina de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: contribuições da leitura para a alfabetização científica nos anos iniciais. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 346-366, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10526. Acesso em: 14 dez. 2023.

SILVA, Tamiris de Almeida; SOUZA, Silvana Paulina de; FIREMAN, Elton Casado. Gêneros textuais no ensino de ciências: levantamento dos estudos publicados em revistas especializadas (2008-2018). Revista Ciências & Ideias, v. 11, n. 2, p. 185-200, mai./ago. 2020. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1249. Acesso em: 10 fev. 2024.

SILVA, Tamiris de Almeida; SEDANO, Luciana; FIREMAN, Elton Casado. A linguagem no ensino de Ciências: uma análise nos documentos oficiais do Brasil. Revista Ciências & Ideias, v. 15, n. 1, e24152400, 2024a. Disponível em: https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2400. Acesso em: 27 set. 2024.

SILVA, Tamiris de Almeida; SEDANO, Luciana; FIREMAN, Elton Casado. Sequências de ensino investigativo: a presença textual a partir das dissertações dos mestrados profissionais de ensino de ciências. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 1-27, jan./mar., 2024b. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024. Acesso em: 27 set. 2024.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. – 1. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Isabel Solé; tradução: Claudia Schilling; revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn. – 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

SILVA, Tamiris de Almeida; SEDANO, Luciana; FIREMAN, Elton Casado. A leitura no ensino de Ciências: o que dizem os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental?. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18249, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18249. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18249. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

Artigos Semelhantes

<< < 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.