Da formação tradicional à formação transcomplexa
contribuições de pesquisas da pós-graduação na interface com a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18416Palavras-chave:
Pesquisa., Pós-Graduação., Educação Básica., Formação docente.Resumo
Este artigo objetiva sistematizar pesquisas de um mestrado profissional comprometidas com necessidades formativas de docentes da Educação Básica. Constituindo-se em uma revisão sistemática apoiada na abordagem qualitativa, a pesquisa analisou sete dissertações. Os resultados indicam que as principais demandas formativas envolvem planejamento de ensino, práticas transdisciplinares, trabalho colaborativo e articulação do conteúdo com demandas locais e emergências globais, dentre outras questões inerentes à prática pedagógica. Em relação às contribuições, destacam-se: iniciativas que colaboraram para a elaboração de planejamentos pertinentes; estímulo a um ensino contextualizado e articulado aos ODS; incentivo ao trabalho colaborativo; aproximação entre escola e comunidade; e ampliação da participação da comunidade escolar interna e externa no planejamento dos projetos de ensino e em suas atividades, dentre outras. Observa-se, dessa forma, que as pesquisas da pós-graduação são fundamentais para suprir necessidades de docentes em atuação na Educação Básica.
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