Faz parte da Pedagogia? Direito à cidade, infâncias e formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18453

Palavras-chave:

Infâncias, Currículo, ´Cidade, Formação de Professores, Direito à cidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo estabelecer relações entre formação de professoras/es, estudos urbanos e infâncias. Embora tenhamos pesquisas recentes voltadas para o entendimento sobre como as crianças têm vivido e significado suas experiências urbanas, buscamos conhecer o que tem sido produzido nessa temática envolvendo a formação de professoras para a produção de práticas que considerem às crianças em suas relações com a cidade. A ênfase é dada para a educação infantil. Busca-se o entendimento da questão a partir de pesquisas acadêmicas e legislações. Foram usados levantamentos no Catálogo de Teses e Dissertações do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), artigos de revistas acadêmicas, base de dados Scielo, no período entre 2013 e 2023 de onde se conclui a existência de certa preocupação com formação que tem na cidade um objeto de práticas curriculares especificas e em algumas datas, mas não proporciona reflexões em que ela seja conhecida, praticada e reivindicada como direito, obra e produto.

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Biografia do Autor

Marcia Aparecida Gobbi, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e de Pedagogia e junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-doutora em Estudos Urbanos, atualmente dedica-se a investigar representações e criações da infância em luta por moradia em ocupações na cidade de São Paulo. Coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisas “Crianças, práticas urbanas, gênero e imagens” (CNPq/FE/USP).

Juliana Diamente Pito, Universidade Federal de São Paulo

Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua como professora do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha – UNIFESP e orientadora de pesquisas nos temas bebês, infâncias, políticas, movimentos sociais.

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

GOBBI, Marcia Aparecida; PITO, Juliana Diamente. Faz parte da Pedagogia? Direito à cidade, infâncias e formação de professores. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18453, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18453. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18453. Acesso em: 24 jan. 2025.

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