Mantendo papéis sociais e formando cidadãos: a Escola Normal Secundária Mãe de Deus de Londrina/PR, na década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p106-123Palavras-chave:
Escola normal. Planos de unidade. Programas de disciplinas.Resumo
O objetivo deste artigo é o de contribuir para os estudos que elegem a Escola Normal como lócus essencial na formação da professora primária e na propagação de uma determinada cultura escolar, entendida aqui no sentido de Juliá (2001), como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos. A Escola Normal Secundária Mãe de Deus, inaugurada em Londrina/PR na década de 1950, trouxe para a jovem cidade formação focada no preparo de professores para o ensino primário, em um contexto no qual o desenvolvimento do país e a busca por qualificação mais rápida se fazia necessária. As principais fontes utilizadas aqui foram os programas de disciplinas e os planos de unidade de normalistas, visando perceber como a formação docente e a manutenção dos papeis sociais marcaram as escolas normais brasileiras.
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