Entrevista com a Professora Dra. Maria Auxiliadora Bezerra: a evolução histórica do trabalho pedagógico e dos materiais didáticos de Língua Portuguesa em foco
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp643-653Palavras-chave:
Língua materna, metodologia de ensino, materiais didáticos, evolução históricaResumo
Este trabalho contextualiza os resultados de uma entrevista realizada com a Professora Maria Auxiliadora Bezerra acerca da evolução histórica do trabalho pedagógico do ensino de língua materna, bem como sobre a evolução histórica dos materiais didáticos de Língua Portuguesa. A entrevistada é Doutora em Estudos Linguísticos Româncios, com foco no âmbito da Sociolinguística e da Dialetologia Românicas pela Université de Toulouse-le Mirail. Por dezenove anos, foi professora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1977-1996), onde atuou na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Linguística (Mestrado e Doutorado). Desde 2002, é professora da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, atuando na graduação e na pós-graduação. Suas produções acadêmicas estão concentradas no âmbito da Linguística Aplicada, focando, sobretudo, nas seguintes temáticas: ensino de língua materna, ensino da leitura e da escrita, percurso histórico da metodologia do ensino de língua materna no Brasil, evolução histórica dos livros didáticos de Língua Portuguesa no Brasil, avaliação da aprendizagem, léxico etc. Possui diversos artigos científicos publicados, bem como diversos livros organizados no campo da Linguística Aplicada, entre eles, podemos destacar: "O Livro Didático de Português: múltiplos olhares", "Gêneros Textuais e Ensino", "Análise Linguística: afinal, a que se refere?", "Estudar Vocabulário: como e para quê?" etc.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).