Affectivity and cognition in historical-cultural theory

a semantic review

Authors

  • Aline Harumi Sasaki Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá
  • Cleder Mariano Belieri Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p75-94

Keywords:

Affection-cognition unit, Schooling education, Systematic review

Abstract

School education has among its functions to promote the cognitive development of students. However, in the Historical-Cultural Theory, affections, emotions, feelings and thoughts are not treated in an isolated way, since human activity is understood to be an affective-cognitive unit. In this article, researches are presented that, based on this theoretical framework, address affectivity and cognition, highlighting those that approach the educational field. Through this research survey, productions are identified that offer elements to think about the affection-cognitive unit in study activity, involving the teaching and learning processes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Harumi Sasaki, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela UEM e membro do GEPAE-UEM - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino.

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em Educação pela Unicamp, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); coordenadora do GEPAE-UEM - Grupo de Estudos e Pesquisa s sobre Atividade de Ensino.

Cleder Mariano Belieri, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela UEM, mestre em Educação pela UEM e membro do GEPAE-UEM - Grupo de Estudos e Pesquisa s sobre Atividade de Ensino

References

ALMEIDA, M. S. de. Era uma vez ... A contação de história no fazer pedagógico de professores de creche'. 2018. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

ALVES, S. M.; DULLIUS, G. Processos interativos em sala de aula: reflexões sobre a mediação da escola para o desenvolvimento humano. Revista Pedagógica, UNOCHAPECÓ: v. 2, n. 27, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1300/714>. Acesso em: 22 out. 2018.

AZEVEDO, M. T. de M. D. Leitura como atividade humana: “Pra que a gente lê?”. 2015. 316 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

BARBOSA, M. A. As elaborações de conhecimentos geométricos no ensino fundamental II em uma microbacia - o papel da mediação do professor e da matematização do lugar/ambiente. 2013. 233f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências da Terra) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

BERNARDES, M. E. M. Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições do enfoque histórico-cultural para o ensino e aprendizagem. 2006. 330f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BERNARDES, M. E. M.; MOURA, M. O. de. Mediações simbólicas na atividade pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo: v.35, n. 3, p. 463-478, set./dez. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v35n3/04.pdf>. Acesso em: 13 out. 2018.

BEZERRA, I. C. R. M. Aprender e ensinar inglês: o que o afeto tem a ver com isso?. Revista SOLETRAS, Rio de Janeiro: n. 25, p. 256-281, 2013. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/viewFile/6350/5284>. Acesso em: 22 out. 2018.

BULGACOV, Y. L. M.; VIZEU, F. A positividade da emoção na prática da pesquisa social em organizações. CADERNOS EBAPE.BR, Rio de Janeiro: v. 9, p. 489-504, jul. 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cebape/v9nspe1/v9nspe1a04.pdf>. Acesso em: 23 out. 2018.

COLAÇO, V. de F. R. Processos Interacionais e a Construção de Conhecimento e Subjetividade de Crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, Rio Grande do Sul: v. 17, n. 3, p.333-340, nov./dez. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/prc/v17n3/a06v17n3>. Acesso em: 22 out. 2018.

COSTA, A. J. de A. “Professora também sente”: significados e sentidos sobre a afetividade na prática docente. 2012. 152f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

DECICO, C. O encanto do encontro: O jogo de faz-de-conta nas relações de ensino. 2006. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

FELIX, T. da S. P. O desenvolvimento das emoções e sentimentos da criança na construção de sua personalidade: as atividades artísticas como mediadoras desse processo na escola. 2018. 246f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2018.

FERRARI, M. G. Tipo assim... ser aluno adolescente no IFES Campus Colatina: sentimentos e impressões. 2013. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

FREIRE, G. B. M. Conhecer, vivenciar, desejar: “Perejivanie” no ensino em francês. 2010. 387f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

GIFFONI JUNIOR, A. A. Ensino-aprendizagem na educação infantil para crianças em situação social de pobreza: Uma intervenção pedagógico-didática (dialético- interativa) com a abordagem histórico-cultural. 2014. 258f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

GOMES, C. A. V. A relação sujeito-objeto e a unidade afetivo-cognitiva: contribuições para a Psicologia e para a Educação. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP: v. 18, n. 1, p. 161-168, jan./abr. 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pee/v18n1/v18n1a17.pdf >. Acesso em: 22 out. 2018.

GOMES, C. A. V. O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar. 2008. 170f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

GOMES, C. A. V. O lugar do afetivo no desenvolvimento da criança: implicações educacionais. Psicologia em Estudo, Maringá: v. 18, n. 3, p. 509-518, jul./set. 2013. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pe/v18n3/v18n3a11.pdf>. Acesso em: 22 out. 2018.

GOMES, C. A. V.; MELLO, S. A. Educação escolar e constituição do afetivo: algumas considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Perspectiva, Florianópolis: v. 28, n. 2, p. 677-694, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p677/18453>. Acesso em: 22 out. 2018.

GONZÁLEZ, A. G. G. Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural para a compreensão do desenvolvimento do pensamento conceitual de crianças de 4 a 6 anos. 2016. 226f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

GOULART, A. R. Desesperança aprendida: sentidos de alunos de uma escola pública sobre si mesmos como aprendizes. 2008. 163f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

KEMMER, L. G. S. O ensino-aprendizado afeto-cognitivo de sujeitos bilíngues em uma atividade de Circle Time. 2017. 171f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

LEITE, A. C. de C. G. Interfaces entre desenho e letramento na educação Infantil [ manuscrito]: contribuições da teoria histórico-cultural. 2016. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LOIACONO, K. J. de M. A configuração subjetiva da participação política para estudantes universitários do movimento estudantil. 2018. 129f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

MÁXIMO, M. J. Encaminhamentos pedagógicos da psicologia soviética ao ensino da arte na Educação Infantil: vivência efetiva para o desenvolvimento da imaginação criadora.2015. 164f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2015.

MAXIMO-PEREIRA, M. Memória mediada na aprendizagem de Física: problematizando a afirmação “Não me lembro de nada das aulas do ano passado!”. 2014. 363 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

MELLO, S. A. Ensinar e Aprender a Linguagem Escrita na Perspectiva Histórico-Cultural. Psicologia Política, São Paulo: v. 10, n. 20. p. 329-343. jul./dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v10n20/v10n20a11.pdf >. Acesso em: 24 out. 2018.

MESQUITA, A. M. de. A formação psicológica de valores morais no contexto da sociabilidade competitiva e individualista na educação: apontamentos para a atividade pedagógica. 2018. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.

MONTEIRO, P. V. R. A unidade afetivo-cognitiva: aspectos metodológicos e conceituais a partir da psicologia histórico-cultural. 2015. 192f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

MUNGUBA, M. C. et al. Jogos eletrônicos: apreensão de estratégias de aprendizagem. RBPS, Fortaleza: v. 16. n. 1, p. 39-48, jan./mar. 2003. Disponível em: <https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/330/2032 >. Acesso em: 23 out. 2018.

MUNHOZ, M. R. de C. Formação, Arte e Leitura de Mundo Humanizada: possibilidades na ação docente. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

NASCIMENTO, A. N. S. do. O processo de letramento na Educação Infantil: Ensino Desenvolvimental. 2014. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

NEVES, A. B. Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares. 2012. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

NEVES, M. A. P. Psicologia Escolar e Música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação. 2015. 146p. Dissertação (Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2015.

NEVES, M. A. P.; SOUZA, V. L. T. de. Música e psicologia na escola: mobilizando afetos na classe de recuperação. Psicologia Escolar e Educacional, SP: v. 22, n. 1, p. 17-25, jan./abr.2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v22n1/2175-3539-pee-22-01-17.pdf >. Acesso em: 24 out. 2018.

PISKE, F. H. R. O desenvolvimento socioemocional de alunos com altas habilidades/superdotação (ah/sd) no contexto escolar: contribuições a partir de Vygotsky'. 2013. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

SILVA, F. P. P. da. A Rede de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto e os Processos de Subjetivação de Adolescentes. 2015. 208f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

SILVA, M. B. S. Aprendizagem, desenvolvimento humano e deficiência mental. 2006. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006.

SILVA, M. M. da. A formação de competências socioemocionais como estratégia para captura da subjetividade da classe trabalhadora. 2018. 169f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) — Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.

TASSONI, E. C. M. A dinâmica interativa na sala de aula: as manifestações afetivas no processo de escolarização. 2008. 296f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

TEIXEIRA, R. M. de M. O lugar do desenho no ensino das artes visuais com alunos autistas: um estudo de caso. 2010. 219f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

Published

2021-08-31

How to Cite

SASAKI, Aline Harumi; SFORNI, Marta Sueli de Faria; BELIERI, Cleder Mariano. Affectivity and cognition in historical-cultural theory: a semantic review. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 75–94, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p75-94. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10498. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.