Educative aspects of a Degree Course in rural education / natural sciences

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p170-193

Keywords:

Rural education, Curriculum, Teacher education in Natural Sciences

Abstract

This article presents a case study about a Degree Course in Rural Education / Natural Sciences, belonging to a public federal university. The investigation covered the curricular structure and the training practices developed. It was found that the investigated curriculum presents significant spaces destined to specific knowledge for the exercise of teaching in the rural schools. The subjects' responses indicate that the course contributes to a qualified professional preparation for their graduates, even though its interdisciplinary approach is both seen as a positive proposal and understood as a problematic point in the teacher education provided.

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Author Biographies

Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Carlos Ventura Fonseca é professor Adjunto-1 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED). Tornou-se professor da universidade em janeiro de 2017. Possui doutorado em Educação (2014), com tese versando sobre a formação de professores de Química e estruturas curriculares das licenciaturas. Em 2010, obteve o título de mestre em Química, com dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação em Química. Em 2007, graduou-se em Licenciatura em Química. Toda a formação acadêmica (graduação e pós-graduação) foi realizada na UFRGS. Foi professor da rede estadual e da rede privada de ensino médio do Rio Grande do Sul (2007-2013). Atuou em cursos técnicos integrados ao ensino médio, quando foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013-2017). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Educação em Química, tendo como foco de trabalho os seguintes temas: representações sociais, ensino de Química e Ciências, materiais didáticos, formação inicial e formação continuada de professores. Atualmente, desenvolve seu trabalho em cursos de graduação (Licenciatura em Química, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. 

Flavia Maria Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Flávia Maria Teixeira dos Santos é Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Formiga (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Fez pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, de 2011 a 2012. Foi professora da Educação Básica por 13 anos e, desde 2001, atua na educação superior, com experiência na docência, na pesquisa e extensão. Foi coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS no período de 2009 a 2011. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI-CAPES-UC) na UFRGS. É co-editora da Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, dinâmica das interações, interações discursivas em sala de aula e ensino-aprendizagem de Química.

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Published

2021-08-31

How to Cite

FONSECA, Carlos Ventura; DOS SANTOS, Flavia Maria Teixeira. Educative aspects of a Degree Course in rural education / natural sciences. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 170–193, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p170-193. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10693. Acesso em: 22 nov. 2024.

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